Prova de vida do INSS é obrigatória de novo; veja calendário e como fazer

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se o aposentado atrasar a prova de vida, o pagamento do benefício será bloqueado em 1º de julho e cancelado após um período.

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que ainda não fizeram a prova de vida obrigatória em 2021 devem ter atenção, já que os prazos começam a vencer em fevereiro.

Segundo notícia do UOL Economia, o prazo se encerraria em janeiro de 2021, mas o governo resolveu prorrogá-lo no final de dezembro de 2021. Se o aposentado atrasar a prova de vida, o pagamento do benefício será bloqueado em 1º de julho e cancelado após um período.

A medida é uma forma de provar que a pessoa está viva para que os pagamentos continuem sendo feitos. A exigência havia sido suspensa entre março de 2020 e maio de 2021 e em outubro, início da pandemia e o segundo pico de casos da doença.

Segundo o INSS, são ao menos 3,3 milhões de segurados que precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano passado.

Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começam a ser suspensos em fevereiro se isso não for feito. Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento.

Calendário

Veja os prazos em cada caso. O bloqueio em 1º de julho vale para todos.

Até 28 de fevereiro de 2022 – quem tem prova de vida vencida até dezembro de 2020

Até 31 de março de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre janeiro e junho de 2021

Até 30 de abril de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021

Até 31 de maio de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre setembro e outubro de 2021

Até 30 de junho de 2022 – quem tem prova de vida vencida entre novembro e dezembro de 2021.

Como fazer a prova de vida?

A prova de vida é feita no banco responsável pelo pagamento do benefício.

O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos, com biometria, ou no atendimento pessoal nas agências bancárias, levando o cartão de débito e um documento com foto.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. É necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS.


+ Economia