Projeto que cria gratificação para servidor na Câmara passa por segunda votação

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de abril de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Escola tem realizado dezenas de eventos desde a sua fundação

Será votado nesta terça-feira, de autoria da Mesa Diretora e em segunda votação, o Projeto de Resolução nº 07/2024 que dispõe sobre a criação da Função Gratificada de Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Franca.

A Escola do Legislativo (ELEFRAN) foi criada pela Resolução nº 586, em 2018. Exerceu, desde sua criação, vários eventos de grande porte de formação e capacitação voltados especialmente aos agentes políticos e servidores e se estenderam também à população, pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, através de convênio da Casa de Leis francana.

Os trabalhos da Escola do Legislativo foram retomados a todo vapor em meados de 2023, pós período pandêmico, e realizou, ao longo de 2023, 81 eventos, sendo 47 presenciais nesta Casa de Leis, que foram realizados no intervalo de 125 dias.

São cursos de educação continuada (libras), empreendedorismo (curso do Sebrae), Terceiro Setor e também foram realizadas diversas parcerias, através de Acordo de Cooperação Técnica com a Faculdade de Direito de Franca, UNIFACEF, Faculdade Metropolitana, UNESP, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Escola Incubadora de Franca, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL) para que mais ações de cunho educacional sejam realizadas nesta Casa de Leis.

Também são realizados pela escola podcasts, nos quais os parlamentares passaram a trazer à discussão assuntos afetos a políticas públicas, com a presença de especialistas de cada área, sendo entrevistado, trazendo informações de utilidade pública a todos.

Ainda é responsável pela execução dos Programas “Escola Vai ao Parlamento Aberto”, “Parlamento Aberto Vai à Escola”. Neste ano, por exemplo, vereadores passaram a discorrer sobre Poder Legislativo e o papel do vereador a crianças e adolescentes estudantes das instituições de ensino de nossa cidade.


+ Política