Projeto-piloto: Serrana, na região de Ribeirão, terá vacinação em massa contra Covid

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo do Projeto S é justamente avaliar a efetividade da CoronaVac, quando o composto é colocado para uso em larga escala

O município de Serrana, na região de Ribeirão Preto, será palco do primeiro estudo no mundo a avaliar a chamada efetividade das vacinas contra Covid-19, isto é, qual a sua eficácia quando utilizada em massa na população.

O estudo, chamado de Projeto S, foi desenhado e desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o Hospital Estadual de Serrana, ligado ao governo do estado, e com a prefeitura municipal de Serrana.

O anúncio foi feito no último sábado (6) em uma live da prefeitura junto ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e ao diretor de estudos clínicos do instituto, Ricardo Palacios. As informações são da repórter Ana Bottallo, da Folhapress.

Contou também com a presença do prefeito do município, Leo Capateli, e com o diretor do Hospital Estadual de Serrana, Marcos de Carvalho Borges.

Serrana faz parte do departamento regional de saúde de Ribeirão Preto, distante 10 km do município.

A classificação da pandemia na região segundo o Plano SP é fase laranja. O município teve, até o último domingo (7), 1.638 casos de Covid-19 e 52 óbitos registrados.

A Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida, no país, em parceria com o Instituto Butantan, possui eficácia comprovada em ensaio clínico realizado no Brasil de 50,38%.

Mas a eficácia de um imunizante, calculada durante um ensaio clínico, desenhado para avaliar o desfecho de milhares de pessoas que recebem a vacina em comparação às que receberam um composto inócuo (placebo), é diferente da efetividade da mesma quando usada na população como um todo.

Isso ocorre porque os perfis de idade, exposição e históricos dos participantes de um estudo nem sempre correspondem ao observado na população.

O objetivo do Projeto S, cujo nome, segundo Dimas Covas, refere-se a “projeto secreto”, é justamente avaliar essa efetividade quando o composto é colocado para uso em larga escala.

O município de Serrana possui 45 mil habitantes, dos quais cerca de 30 mil possuem 18 anos ou mais.

Os moradores da cidade não serão obrigados a participar da pesquisa, mas todos aqueles que aceitarem participar receberão duas doses da vacina Coronavac.

De acordo com o instituto, as doses alocadas para esse estudo não são as mesmas que estão sendo distribuídas para vacinação em todo o país, e por isso não vão interferir no calendário de vacinação nacional.

Esse tipo de estudo, ainda segundo Covas, chama-se “estudo escalonado de conglomerados”. A ideia é dividir a população em quatro grupos, segundo os bairros da cidade, e cada grupo irá receber a 1ª dose em fases distintas.

Com esse escalonamento, é possível avaliar, em tempo real, qual a eficácia do imunizante em diminuir os casos de Covid-19 no município, bem como avaliar outras medidas como a diminuição da circulação do vírus e da carga do serviço de saúde.

O município foi dividido em quatro regiões de acordo com a data de início de vacinação: a 1ª região (verde) vai receber a primeira dose entre os dias 17 e 20 de fevereiro; a 2ª região (amarela) entre os dias 24 a 27 de fevereiro; a 3ª região (cinza) entre os dias 3 e 6 de março; e a 4ª e última região (azul) entre os dias 10 e 13 de março.

As segundas doses das vacinas estão programadas para quatro semanas após a aplicação da primeira dose, seguindo o escalonamento. A expectativa é que todo o município seja vacinado em dois meses.

O cadastro dos moradores que quiserem participar do estudo começará na próxima quarta-feira (10), mas a prefeitura divulgou que cerca de 60% das pessoas habilitadas para o estudo já realizaram o cadastro.

Não poderão ser vacinadas pessoas que não sejam moradoras de Serrana, gestantes ou lactantes, ou pessoas que tenham apresentado febre nas últimas 72 horas.

A prefeitura informou ainda que os munícipes não poderão ir se vacinar em outro dia que não o correspondente à cor da região na qual ele mora.

Os indivíduos serão vacinados em oito escolas escolhidas para realizar a vacinação e o acompanhamento do estudo será feito pelos pesquisadores e médicos do Hospital Estadual de Serrana em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP).


+ Cidades