compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Iniciativa ‘Ciranda da Leitura’ alcança 550 crianças e prepara escola para grande mostra cultural no dia 18

Projeto literário incentiva leitura e promove valores entre alunos da EMEB Aldo Prata
A EMEB Aldo Prata, no bairro City Petrópolis, está movimentando a rotina de seus 550 alunos com o projeto “Ciranda da Leitura”, que alia literatura, brincadeira e formação de valores.
A proposta envolve crianças da Fase I até o 5º ano, por meio de rodas de leitura, atividades criativas e encontros semanais com professores e colaboradores da unidade.
A iniciativa busca despertar desde cedo o hábito da leitura e a sensibilidade para temas como gentileza, respeito, amizade, gratidão e responsabilidade.
Cada turma trabalha um valor específico ao longo do semestre, com reflexões e produções artísticas que reforçam o conteúdo dos livros escolhidos.
Leitura com afeto e imaginação
Uma das ações mais queridas pelas crianças é a participação da mascote oficial do projeto, a simpática LeLê, a Corujinha Leitora.
Carregando uma mochila cheia de histórias, ela visita as salas e convida os pequenos a mergulharem no universo encantado da leitura.
Além das rodas de leitura realizadas ao final dos recreios — um momento de escuta, conexão e relaxamento — os estudantes também participam da construção de murais com as impressões das histórias lidas, o que amplia a capacidade de interpretação e oralidade.
Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, a ação tem impacto direto no desenvolvimento integral das crianças.
“A leitura é uma das chaves para o desenvolvimento pleno. É brincar com a imaginação e crescer em valores. O projeto tem sido essencial para fortalecer essas competências na infância”, afirmou.
Escola promove Mostra Cultural no dia 18
A EMEB também se prepara para mais uma ação de destaque: a Mostra CulturALDO, que será realizada no próximo dia 18 de junho e aberta a toda a comunidade.
O evento contará com apresentações artísticas, exposições e manifestações culturais que representam a diversidade e as origens do povo brasileiro. As atividades acontecerão no auditório da escola, às 9h30 e 15h30. A entrada é gratuita.
A EMEB Aldo Prata fica na avenida São Pedro, 601, City Petrópolis.