Projeto de vereador francano inspira deputado estadual e é apresentado na Alesp

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 18 de junho de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daniel Bassi cria, no projeto, formas de valorização das prerrogativas dos advogados no exercício da função

Daniel Bassi cria, no projeto, formas de valorização das prerrogativas dos advogados no exercício da função. Acima, vereador com a diretoria da OAB

O vereador de Franca Daniel Bassi apresentou recentemente na Câmara de Franca um projeto de lei que tem por objetivo a valorização das prerrogativas legais dos advogados no exercício da função.

Bassi, que é advogado, atendeu a uma reivindicação da OAB de Franca, assim como em outras iniciativas e demandas da profissão na cidade.

O projeto em questão foi elogiado pela OAB de Franca e ganhou repercussão no meio jurídico. Tanto que chegou aos ouvidos do deputado Rogério Nogueira, que apresentou proposta idêntica na Assembleia Legislativa.

Daniel Bassi disse que não se sente incomodado com a reprodução de seu projeto, ao contrário, está lisonjeado com a iniciativa de Nogueira.

“Estou vendo o meu trabalho como vereador ecoar em uma casa de leis de uma instância muito maior. É sinal que a propositura que apresentamos em Franca tem alto nível técnico e é relevante para a classe dos advogados. Aliás, agradeço o deputado Rogério Nogueira”, afirmou Daniel Bassi.

O projeto

O projeto autoriza, tanto em Franca como no Estado, o Poder Executivo a firmar convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, visando a publicidade de uma Lei Federal que protege os advogados.

A lei em questão, a 13.869/2019, tornou crime o ato de violar direito ou prerrogativa de advogado no exercício de suas atribuições legais.

“A propositura visa à fixação de cartazes em todos os espaços públicos informando que é crime violar direito ou prerrogativa de advogados. Evita crimes de abuso de autoridade, condutas abusivas praticadas por agente público, servidor ou não, enfim, amplia o direito à Justiça da população, o que é feito, também, através do trabalho dos advogados”, disse Daniel Bassi.


+ Política