Projeto de lei pode eliminar prova oral em concursos da Polícia Civil de São Paulo

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 2 de março de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto destaca que mudança deixará os concursos mais justos

Foi divulgado no Diário Oficial do Legislativo estadual desta quarta-feira, 28, o texto do Projeto de Lei Complementar nº 7/2024. O PLC busca eliminar a etapa da prova oral para diversos cargos nos editais do concurso PC SP.

Caso o texto seja aprovado pelos deputados estaduais, a etapa não será mais aplicada para candidatos de diversas carreiras, como agentes e escrivães.

No entanto, o projeto de autoria do deputado Danilo Balas prevê a manutenção da fase para o ingresso na carreira de delegado devido às especificidades exigidas pelo cargo.

Justificativa

Em sua justificativa, o parlamentar reforçou que o método de avaliação da prova oral tem sido objeto de críticas em editais do concurso PC SP. Para ele, a aplicação da fase demanda muito tempo e ainda gera constrangimento e insegurança aos candidatos.

Caso a etapa de prova oral seja excluída para os cargos, exceto para delegados, a expectativa do deputado é de que os concursos PC SP se tornem mais justos e menos dispendiosos.

Investigação social

Cabe destacar que, além de retirar a etapa oral, o projeto ainda busca aplicar a etapa de investigação social já no início do concurso público e a manutenção da mesma fase ao longo de toda a seleção.

Dessa forma, de acordo com o deputado, haverá uma maior agilidade na avaliação dos candidatos para o provimento dos quadros da Polícia Civil de São Paulo.


+ Concursos