Programa Município VerdeAzul premia iniciativas sustentáveis. Franca fica de fora

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento em São José do Rio Preto entregou 53 troféus a equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), premiou, na quinta-feira (16), equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021 pelos trabalhos a frente das cidades paulistas na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

O evento, realizado em São José do Rio Preto e transmitido pela internet, destinou 53 troféus nas categorias: Interlocutor Articulado (28); Equipe Articulador (14); e Ambientalista Regional (11).

A escolha dos premiados foi feita pelos próprios interlocutores e suplentes do Programa, entre 25 e 27 de agosto de 2021, e os dados contabilizados pela equipe Município VerdeAzul, da SIMA.

Reuniões on-line

A indicação e a votação aconteceram com base nas trocas de experiências por meio de reuniões on-line e presenciais e capacitações.

“Entendemos que a política pública pode ser feita nos gabinetes, por meio de reuniões seja em São Paulo ou em Brasília, mas a aplicação dela só é possível em um lugar: nos municípios, de modo a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido.

“Então, esse projeto municipalista é fundamental, uma vez que atualmente o meio ambiente é pauta obrigatória. Já não há como se pensar em qualidade de vida sem falar em meio ambiente”, reafirmou o secretário.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Biodiversidade

“O principal papel do PMVA é o de induzir políticas públicas municipais, além de aproximar a prefeitura do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas: ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas em 10 diretivas, destacou o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva.

Também em discurso, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, destacou a importância do trabalho conjunto.

“Aqui em ‘Rio Preto’ nosso lema, como foi durante toda a nossa vida pública, é que ninguém faz nada sozinho; somos resultado de uma equipe. Por isso, a premiação às equipes e aos ambientalistas realmente é uma providência, uma ação que contempla o universo daqueles que defendem o meio ambiente”.

A entrega dos prêmios também foi transmitida pelo Youtube da Secretaria, com apoio da Prefeitura local.

Ranking e ‘Prêmio Governador André Franco Montoro’

A premiação do PMVA passou por reformulação e a partir desse ciclo será bianual, dividida em duas fases: uma no fim do ano – que premiará os técnicos – e outra no 1º semestre do ano subsequente (abril/2022), quando ocorrerá a tradicional divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2021 e o Prêmio Governador André Franco Montoro, que concede honraria ao município melhor colocado em cada Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI).

Para o coordenador do PMVA, a reestruturação (conforme Resolução SIMA nº 81/2021) foi feita com o intuito de funcionar como uma prévia do Ranking Ambiental. “Esse método que adotamos funciona como uma prévia para abril do próximo ano”, disse Silva.

Para consultar a relação completa dos 53 premiados nas categorias Equipe Articulada, Interlocutor/Suplente Articulado e Ambientalista Regional clique aqui: PMVA Vencedores 2021.


+ Meio Ambiente