compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Iniciativa da Prefeitura de Franca visa apoiar nutrição de crianças de 6 a 24 meses

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a criança esteja acompanhada por uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém o programa Leite Fluido, que beneficia mensalmente mais de 1.300 crianças de 6 meses a 2 anos com a distribuição gratuita de leite.
A ação é voltada a famílias em situação de vulnerabilidade e tem como objetivo reforçar o desenvolvimento físico e nutricional na primeira infância.
Cada família atendida recebe mensalmente uma cartela com 20 tickets, correspondente a 20 litros de leite. Os vales podem ser trocados em estabelecimentos comerciais credenciados no município.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que a criança esteja acompanhada por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), tenha entre 6 e 24 meses de idade, pertença a uma família com renda de até três salários mínimos e passe por avaliação socioeconômica.
Segundo Renata Aparecida Campos, responsável pelo programa, o leite distribuído atua como complemento alimentar essencial.
“O Leite Fluido é um suporte necessário para o desenvolvimento saudável das crianças que não têm acesso à alimentação adequada por questões sociais e econômicas”, destaca.
Além do programa municipal, a cidade também executa o Vivaleite, do Governo do Estado de São Paulo, que distribui 15 litros de leite por mês a até 900 crianças, por meio das UBSs e das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Ambos os programas contam com o acompanhamento da equipe multiprofissional da rede pública, que realiza orientações nutricionais e de saúde com foco na promoção do bem-estar infantil e na prevenção de deficiências alimentares.