Professores do Uni-FACEF viajam à França para apresentar trabalho em congresso

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de junho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Intercâmbios de professores e estudantes entre as instituições permitiram estruturar uma rede de relações universitárias entre a França e o Brasil

O reitor Alfredo José Machado Neto é Vice-Presidente do IFBAE (Foto de arquivo)

Um grupo de docentes do Uni-FACEF participará, nos dias 23 e 24 de junho, do 11º Colloque IFBAE (Institut Franco Brésilien d’Administration des Entreprises / Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas).

O tema do congresso deste ano é “Gerenciar organizações em um contexto incerto: processos e práticas”.

Ao lado de três universidades francesas, o Uni-FACEF é uma das cinco Instituições de Ensino Superior brasileiras que fazem parte do IFBAE, uma estrutura associativa, resultante de uma longa cooperação acadêmica e cientifica entre o IAE de Grenoble e instituições brasileiras.

Os inúmeros intercâmbios de professores e estudantes entre estas instituições permitiram a estruturação de uma vasta rede de relações universitárias entre a França e o Brasil. O objetivo fundamental do IFBAE é de consolidar as relações universitárias e econômicas entre a França e o Brasil, concernentes tanto aos estudantes e professores, tanto no que se refere ao ensino como à pesquisa em gestão de empresas.

O Professor Alfredo José Machado Neto é Vice-Presidente do IFBAE, cujo Presidente é o Professor Philippe Protin, da University of Grenoble-Alpes e do IAE-Grenoble.

Bienalmente, o IFBAE promove seu congresso e o 11º Colloque IFBAE será realizado no IGR-IAE Rennes (Institut de Gestion de Rennes), localizado na cidade de Rennes, que fica na região da Bretanha, noroeste da França, a cerca de 350 km de Paris.

Uni-FACEF apresenta trabalhos no IFBAE

Participarão do evento, o Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto (Reitor do Uni-FACEF), o Prof. Dr. João Baptista Comparini (Vice-Reitor), a Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (Pró-Reitora de Extensão), o Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas (Chefe do Departamento de Medicina) e o Prof. Me. Rogério Dutra Bandos (docente do Departamento de Medicina).

Congressos bienais França-Brasil

Os congressos do IFBAE são bienais e são realizados de forma alternada, entre França e Brasil, desde 2001, sua primeira edição.

O 1º congresso do IFBAE aconteceu no IAE Grenoble, nos dias 29 e 30 de março de 2001. E o último congresso foi realizado na Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia/MG), nos dias 21 e 22 de maio de 2019. Na ocasião, o tema do evento foi “As pessoas e as organizações em um mundo complexo e competitivo”. O Uni-FACEF sediou duas edições do Congresso IFBAE: em 2003 (2º IFBAE), e em 2011 (6º IFBAE).

Anais dos congressos do IFBAE

Para acessar os Anais de congressos anteriores do IFBAE, clique aqui.


+ Educação