Professor da Unesp de Franca profere palestra na sede da OIT, em Genebra

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de novembro de 2018 às 11:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daniel Damásio Borges abordou uso de sanções comerciais contra violações internacionais

Daniel Damásio Borges, professor associado de Direito Internacional Público da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp, câmpus de Franca, proferiu, no dia 13 de novembro, uma palestra na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

A palestra teve como título: “O artigo XX do GATT: a cláusula social que não ousa dizer o seu nome?”. Em sua apresentação, o professor Daniel Damásio Borges falou das possibilidades do uso de sanções comerciais para fazer face às violações dos tratados internacionais em matéria de trabalho. Segundo o professor de Franca, o artigo XX do GATT pode ser interpretado de modo a autorizar os Membros da Organização Mundial de Comércio a impor esse tipo de restrição comercial.

O professor Daniel teve como debatedora Karen Curtis, chefe do Departamento de Liberdade Sindical da OIT. Em sua intervenção, Karen Curtis centrou-se na cláusula social nos acordos comerciais bilaterais e regionais.

A palestra do professor Daniel ocorreu no quadro de suas atividades de pesquisa que ele tem desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados de Nantes. O professor Daniel atualmente ocupa a cadeira “França-OIT” do referido instituto. Trata-se da cadeira de pesquisador-visitante financiada pelo Ministério do Trabalho francês e pela Organização Internacional do Trabalho.

O Instituto recebe anualmente cerca de trinta professores de diferentes países, para que eles possam aprofundar as suas pesquisas e estabelecerem laços acadêmicos entre si. O Instituto de Nantes está entre os oito melhores institutos de estudos avançados do mundo, segundo o “Some Consortium Institute of Advanced Studies”.

Segue o link do seminário: https://www.ilo.org/global/research/events-courses/WCMS_648858/lang–en/index.htm


+ Educação