Procon-SP notifica Itaú para explicar falhas em aplicativo e outros serviços

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de março de 2022 às 11:00
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Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques ou outros serviços

O Grupo Itaú foi notificado pelo Procon de São Paulo para explicar o que causou a instabilidade que ocorreu nesta semana no site, aplicativo e outros serviços da instituição financeira.

Consumidores relataram problemas, como, não conseguir acesso as suas contas, transações não reconhecidas, extratos com erros, entre outros.

A empresa deverá esclarecer:

quando constatou o problema;

qual a previsão de regularização;

quais providências e protocolos de segurança foram implementados;

se o o banco de dados da empresa foi afetado;

que tipo de informações foram comprometidas.

Também foram solicitadas explicações sobre:

quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores afetados;

que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas;

quais os impactos para o consumidor;

quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa;

se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.

Contestação

O Procon também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.

Medidas do Itaú

Correntistas do Itaú Unibanco com vencimento de boletos e cartões de crédito previstos para última quinta-feira (03) não serão impactados pelo erro no processamento de dados nas plataformas do banco.

De acordo com mensagem enviada aos clientes, a instituição receberia as quitações na sexta-feira (4) e juros de encargos seriam devolvidos.

“Clientes com faturas de cartões e boletos vencidos na quinta-feira (03) e pagos na sexta-feira (04) terão juros e encargos referentes a 1 dia de atraso inibidos ou, se cobrados, ressarcidos automaticamente em sua conta corrente. Demais situações serão avaliadas caso a caso”, informou o Itaú em nota.


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