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Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques ou outros serviços
O Grupo Itaú foi notificado pelo Procon de São Paulo para explicar o que causou a instabilidade que ocorreu nesta semana no site, aplicativo e outros serviços da instituição financeira.
Consumidores relataram problemas, como, não conseguir acesso as suas contas, transações não reconhecidas, extratos com erros, entre outros.
A empresa deverá esclarecer:
quando constatou o problema;
qual a previsão de regularização;
quais providências e protocolos de segurança foram implementados;
se o o banco de dados da empresa foi afetado;
que tipo de informações foram comprometidas.
Também foram solicitadas explicações sobre:
quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores afetados;
que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas;
quais os impactos para o consumidor;
quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa;
se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.
Contestação
O Procon também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.
Medidas do Itaú
Correntistas do Itaú Unibanco com vencimento de boletos e cartões de crédito previstos para última quinta-feira (03) não serão impactados pelo erro no processamento de dados nas plataformas do banco.
De acordo com mensagem enviada aos clientes, a instituição receberia as quitações na sexta-feira (4) e juros de encargos seriam devolvidos.
“Clientes com faturas de cartões e boletos vencidos na quinta-feira (03) e pagos na sexta-feira (04) terão juros e encargos referentes a 1 dia de atraso inibidos ou, se cobrados, ressarcidos automaticamente em sua conta corrente. Demais situações serão avaliadas caso a caso”, informou o Itaú em nota.