Processo seletivo: Empresas já pedem comprovante de vacina na hora de contratar

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de outubro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre os principais motivos destacados está o fato de a vacinação ser categorizada como um equipamento de proteção coletiva

Algumas empresas passaram a exigir comprovante de vacina contra covid em seus processos seletivos

 

Com o avanço da vacinação, algumas empresas já estão com a política de volta aos escritórios, mesmo que de forma híbrida.

Com isso, segundo a consultoria Luandre RH, diversas contratações já estão estipulando a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacina, o passaporte vacinal.

Entre os principais motivos destacados pela consultoria está o fato de a vacinação ser categorizada como um equipamento de proteção coletiva (EPC), ou seja, o profissional que não estiver vacinado pode colocar em risco a saúde de seus colegas.

“O movimento ainda não é dominante, mas alguns empregadores têm sim, exigido o comprovante de vacinação como um dos requisitos para que os candidatos passem para as próximas etapas”, afirma Gabriela Mative, superintendente de seleção da Luandre, em nota.

De acordo com Gabriela, entre as tarefas do empregador está promover um ambiente seguro de trabalho a todos. Por isso, uma empresa que define a obrigatoriedade da vacina entre os colaboradores, precisa aplicar a mesma medida no processo seletivo.

A Portaria 597/04, do Ministério da Saúde, autoriza a exigência da apresentação do comprovante de vacinação. Mas ainda não existe consenso sobre até que ponto as empresas podem obrigar os funcionários a se imunizar contra a Covid-19.

“Acreditamos que mais empresas comecem a exigir o comprovante, na medida em que a vacina seja disponibilizada para toda população e conforme os colaboradores forem retornando ao trabalho presencial”, completa Gabriela.

*Informações Isto É Dinheiro


+ Trabalho