Problemas nas bombas de combustíveis lideram as reclamações deste ano no IPEM-SP

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de julho de 2023 às 20:00
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Bombas de combustíveis lideram as reclamações no IPEM-SP, com 149 registros e 106 denúncias concluídas. Apenas 8,5% foram procedentes

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano.

No período, de janeiro a junho desse ano, foram 1.401 atendimentos. Desses, 989 estão efetivamente relacionados a sugestões, solicitações, e busca de informações, 412 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 226 casos foram fiscalizados e concluídos e 186 se encontram em andamento.

Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 47 foram reprovados.

Bomba medidora de combustíveis lidera a quantidade de reclamações no período, totalizando 149 registros e 106 denúncias concluídas. No entanto, apenas 8,5% foram procedentes.

Denúncias procedentes

Segurança em aparelhos eletrodomésticos e similares, colchões e colchonetes de espuma flexível, GLP (botijão de gás), pão embalado e dispositivos elétricos baixa de tensão também estão nos destaques do ranking, representando cada um 50% das denúncias procedentes.

Não houve reprovação nas denúncias finalizadas em caldeiras e vasos de pressão.

Foram mencionados no ranking balanças, segurança em brinquedos, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, inspeção técnica em manutenção de extintores de incêndio, entre outros.

Confira o ranking de janeiro a junho de 2023. Acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf 

Comparação com ano passado

No mesmo período em 2022, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estavam efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento.

Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados.

Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes.  

Como denunciar 

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados.

Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, explica a ouvidora, Célia Maria Salomão.

Outros assuntos

Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail [email protected]   ww.ipem.sp.gov.br


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