Primeira parcela do 13º Salário INSS 2024 tem data divulgada. Saiba quando será

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ainda em caráter preliminar, o INSS prevê que o pagamento da primeira parcela do 13º salário seja efetuado em agosto de 2024

A primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora é programada para agosto de 2024.

Esta alteração vem após a negação da antecipação do benefício, o que representa uma mudança significativa para muitos aposentados e pensionistas que contavam com este valor extra para equilibrar suas finanças.

Por que a primeira parcela do 13º salário é importante?

A primeira parcela do 13º salário é de crucial importância para vários aposentados. Este pagamento representa um aumento temporário da renda que muitos utilizam para lidar com despesas extras.

No entanto, é essencial manter um planejamento financeiro adequado a fim de evitar possíveis problemas de endividamento decorrentes deste benefício.

O 13º salário do INSS: quando será pago?

A agência prevê que o pagamento da primeira parcela seja efetuado em agosto de 2024. No entanto, vale lembrar que esta data é preliminar e que pode haver modificações. Portanto, é crucial manter-se atualizado com as comunicações oficiais para saber exatamente quando este benefício será pago.

Quem tem direito ao benefício do 13º salário do INSS?

O 13º salário é normalmente pago a aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS. Entretanto, certas categorias de beneficiários, como aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia não têm direito a este benefício.

Como ocorre o pagamento?

O INSS geralmente atualiza o calendário de pagamentos, dividindo os pagamentos em duas etapas. Os beneficiários que recebem até um salário mínimo são os primeiros a receber.

Após, aqueles que recebem acima desse valor têm os pagamentos efetuados. Esta etapa garante um pagamento eficiente e assegura que todos os beneficiários recebam seus benefícios dentro do prazo estabelecido.

Como acompanhar o pagamento do 13º salário do INSS?

Existem diversos canais disponíveis para acompanhamento do pagamento do 13º salário. Os beneficiários podem ligar para o número 135 ou acessar informações online por meio do portal Meu INSS.

Segundo o portal BMCNews, por meio desses canais, todas as informações de pagamento e quaisquer pendências podem ser verificadas pelos beneficiários.


+ Aposentados