Previsão de geada na próxima semana preocupa produtores de café na região de Franca,

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de maio de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudança brusca nas temperaturas está prevista para terça-feira (17), com temperaturas abaixo de 5ºC, ficando por alguns dias

Geada pode prejudicar plantações de café na região de Franca (Foto: Reprodução/EPTV)

A previsão de geada diante da passagem da frente fria na próxima semana na região de Franca preocupa produtores de café.

É que, em caso de temperaturas muito baixas, há possibilidade de as folhas das plantas queimarem por conta de tanto frio e congelamento, prejudicando a colheita.

Na fazenda do engenheiro civil Fúlvio Elias Arantes, em Santo Antônio da Alegria (SP), a safra de café no ano passado foi perdida por conta das geadas de julho. O prejuízo foi de R$ 5 milhões.

Para este ano, os 200 mil pés de café ainda se recuperam do fenômeno de 2021 e um seguro foi feito como forma de não ter tantos prejuízos. Mesmo assim, ele afirma que é difícil proteger a plantação.

“Não tem como dormir porque não tem uma proteção. A única proteção que a gente tem é o seguro e Deus, porque não tem como proteger nada. Tem gente que faz umas fogueiras, mas em uma área desse tamanho é quase impossível. Não tem como cobrir o café. É só o seguro e proteção divina”.

‘Não tem o que fazer’

Gustavo Leonel produz cafés especiais em Franca. Ele tem acompanhado a previsão do tempo e não já prevê dificuldades com a lavoura.

“Isso é um motivo de muita preocupação para todos nós. Infelizmente não tem o que fazer. As áreas são grandes, não tem como a gente proteger todas as plantas. Infelizmente, como sempre falo, é uma indústria a céu aberto e isso certamente, se acontecer, trará muitos prejuízos”, disse em reportagem do portal G1 Ribeirão e Franca.

Previsão do tempo

A frente fria começa a avançar pela região neste final de semana. Em Franca, a Climatempo aponta que a mudança brusca se dará na terça-feira (17), quando a mínima será de 10ºC e a máxima de 21ºC.

Na quarta-feira (18), a previsão é de variação entre 2ºC e 14ºC. Na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), de acordo com a previsão, a mínima é de 1ºC e a máxima de 17ºC.


+ Agronegócios