Prefeituras da região precisam se explicar sobre sistema de imunização contra Covid

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 13:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os prefeitos desses municípios deverão dar informações sobre as campanhas de imunização contra o novo coronavírus e as ações adotadas

O Conselheiro Dimas Ramalho estabeleceu o prazo para que os esclarecimentos sejam enviados ao TCESP

As prefeituras de Buritizal, Orlândia e Guará terão que se explicar sobre o plano de imunização contra a Covid 19.

Isso porque foram geradas denúncias junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que notificou também outras 103 Prefeituras paulistas.

Os prefeitos desses municípios deverão dar informações sobre as campanhas de imunização contra o novo coronavírus e as ações adotadas, no âmbito municipal, para assegurar a distribuição das vacinas aos grupos prioritários.

A notificação foi publicada no Caderno Legislativo do Diário Oficial (30/1). O Conselheiro Dimas Ramalho – Relator dos processos de contas anuais das Administrações notificadas – estabeleceu o prazo de cinco dias úteis para que os esclarecimentos sejam enviados ao TCESP.

O documento, com nove tópicos de perguntas, inclui questionamentos a respeito do cadastro dos profissionais que atuam na linha de frente de pacientes com COVID-19 e dos grupos prioritários para o recebimento da vacinação; quais medidas foram adotadas para impedir possíveis irregularidades, tanto na distribuição de doses quanto na aplicação das vacinas; como foi feita a divulgação e a campanha de vacinação; se houve contratação de propaganda institucional, quais os valores empenhados e as empresas contratadas.

No rol de perguntas também consta o pedido de informações sobre os critérios adotados para as distribuições das doses da vacina aos hospitais sob responsabilidade do município, da sua administração direta, indireta, e/ou quaisquer outras unidades de saúde custeadas com recursos públicos – como aquelas gerenciadas por entidades do Terceiro Setor –, bem como a quantidade de doses distribuídas para cada unidade de saúde.

 


+ Cidades