Prefeitos pedem ajuda ao governo federal para bancar gratuidade de idosos nos ônibus

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os prefeitos apresentaram uma proposta para que o governo federal financie a gratuidade dos idosos e das pessoas com deficiência

Prefeitos se reuniram na sexta-feira (28), com a ministra chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, para pedir ajuda para bancar a gratuidade de idosos no transporte coletivo urbano.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Segundo o chefe do Executivo paulistano, há grande chance de que o governo envie o recurso aos municípios.

“Isso vai nos ajudar a segurar o aumento da tarifa de ônibus”, afirmou. A estimativa dos prefeitos é que o custeio da gratuidade chegue a R$ 5 bilhões ao ano.

Passageiro não suporta mais aumento

Segundo a Joven Pan, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, afirmou que a população brasileira não suporta mais nenhum aumento da tarifa.

“Além disso pode impactar na inflação. Nós apresentamos uma proposta para que o governo federal financie a gratuidade dos idosos e das pessoas com deficiência. Isso seria muito importante porque evitaria o aumento da tarifa do transporte esse ano”, disse.

Flávia Arruda ressaltou que o presidente Jair Bolsonaro sabe da urgência do tema e se comprometeu a tratar da questão na próxima reunião para definir os detalhes.


+ Transporte