Preço do café apresenta comportamento atípico e valores seguem em alta

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 15 de agosto de 2021 às 15:00
  • Modificado em 15 de agosto de 2021 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Organização Internacional do Café (OIC) considera que o consumo mundial cresça cerca de 2,1 milhões de sacas

Café

Organização Internacional do Café (OIC) considera que o consumo mundial cresça cerca de 2,1 milhões de sacas

Desvalorização do Real frente ao dólar, atraso nas exportações do café colombiano e a redução na produção do Vietnã e do estoque brasileiro.

Essas estão entre as principais causas para o preço mais elevado das sacas de café em plena colheita de junho de 2021, época em que geralmente as cotações tendem a cair por conta da nova safra.

Segundo o boletim Campo Futuro o café tem apresentado altas consecutivas dos preços nos municípios participantes do projeto desde março de 2021.

“O cenário de elevação de preços na saca de café durante a colheita é atípico. Isso normalmente não acontece porque é a época de maior oferta, mas devido às circunstâncias de momento de mercado estamos nessa conjuntura”, afirmou o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues.

De acordo com ele, as principais variáveis definidoras de preços de commodities agrícolas são a oferta e a demanda, tanto do mercado à vista quanto do futuro.

No caso do café arábica, a procura pode ser consequência da expectativa de um aumento do interesse em países consumidores que avançaram na vacinação contra a Covid-19 e já estão em processo de reabertura.

Maior consumo

Além disso, a Organização Internacional do Café (OIC) considera que o consumo mundial cresça cerca de 2,1 milhões de sacas de 60 kg entre a safra 2019/2020 e a de 2020/2021.

Em relação à oferta, o clima seco em Minas Gerais e a bienalidade negativa da cultura do café apontam para uma redução na produção.

Com uma demanda mais forte frente à oferta, a possível escassez do produto pressiona a indústria cafeeira para fazer aquisições com a eminente possibilidade de aumentos ainda maiores nos preços futuros.


+ Agronegócios