Por que o pimentão verde é mais barato? Descubra resposta de especialista

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Engenheiro florestal explica por que o pimentão verde é mais barato do que o vermelho, o amarelo e o alaranjado; entenda as diferenças

O pimentão é a estrela de várias receitas tradicionais que deixa qualquer prato mais colorido – foto Freepik

 

Presença indispensável em receitas como moqueca, frango xadrez, caponata e até mesmo em algumas saladas, o pimentão é um ingrediente que deixa qualquer receita mais bonita e colorida, devido a sua variedade de colorações: tem pimentão verde, amarelo, vermelho, alaranjado e até roxo.

Porém, quando vamos ao supermercado, percebemos uma grande diferença de preços entre cada um deles.

A pergunta que não quer calar: por que o pimentão verde é mais barato? Quem esclarece a dúvida é o engenheiro florestal, Murilo Soares.

O especialista frisa que a diferença entre as variedades do vegetal está no amadurecimento.

“Todo pimentão já foi verde um dia, quando ele amadurece, muda de cor. Ou ele se transforma em pimentão vermelho, em pimentão amarelo, no pimentão laranja e também no roxo”, explica Murilo, mostrando um pimentão com duas colorações.

“O pimentão verde é mais barato porque o produtor fica menos tempo cuidando dele. Então, o produtor consegue logo colocar no mercado. Ele, inclusive, é mais durável. Para os maduros, leva-se mais tempo para cuidar, então eles ficam mais caros”, destaca Murilo Soares.

O engenheiro também faz questão de trazer uma curiosidade para o público: a páprica, tempero conhecido que tem as versões tradicional, doce, picante e defumada, é feita com pimentão. “A páprica é fabricada através do pimentão seco triturado”.

*Informações Receitas Globo


+ Gastronomia