Por que o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho, você sabe?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de junho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, o Valentine’s Day, que corresponde ao nosso Dia dos Namorados, é celebrado no dia 14 de fevereiro.

Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio varejista no Brasil

 

Nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, o Valentine’s Day, que corresponde ao nosso Dia dos Namorados, é celebrado no dia 14 de fevereiro.

Mas, você já parou para pensar por que o Dia dos Namorados no Brasil só é celebrado no dia 12 de junho?

Enquanto a celebração do Valentine’s Day possui um caráter mais histórico e está relacionado a celebrações pagãs realizadas na Roma Antiga que foram apropriadas pelo cristianismo, a nossa data foi instituída considerando questões comerciais: o dia foi escolhido pelo publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, para alavancar as vendas do mês de junho.

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?

Em 1948, a loja Exposição Clipper convidou Dória, que na época era dono da agência Standart Propaganda, para trazer sugestões sobre o que fazer para melhorar as vendas do mês.

A exemplo do Dia das Mães, data que era excelente para o comércio local, Dória escolheu o dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro, para instituir mais uma data de troca de presentes: o Dia dos Namorados.

De início, a data era celebrada de forma mais local, em São Paulo, porém, ao longo das décadas, a data foi se espalhando por todo o país, até ser comemorado nacionalmente de forma unânime.

Atualmente, a data é a terceira melhor para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal.

Apenas em 2020, de acordo com pesquisa feita pela Social Miner, o faturamento foi de mais de 6 bilhões de reais, com salto de mais de 120% em relação ao e-commerce.

Agora que você já sabe como o Dia dos Namorados surgiu por aqui, que tal aproveitar para conhecer algumas simpatias para Santo Antônio, o santo casamenteiro?

*Informações Revista Seleções