Está exausto de conversar por vídeo? Saiba qual é o motivo desse cansaço

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2020 às 15:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cansaço depois de uma longa conversa por vídeo é normal e proporcional ao nº de participantes; entenda

Se você está respeitando as medidas de distanciamento social por conta do novo coronavírus, suas conversas com amigos, há pelo menos um mês, têm sido online

Além das diversas reuniões por vídeo (para quem pode trabalhar de casa), o happy hour, os encontros amorosos e até os aniversários têm sido na tela.

E com as carinhas de todo mundo bem pequenininhas, muitas vezes numa confusão de “você está me ouvindo?”, “opa, desculpa te interromper”, “seu vídeo travou”, entre outras falhas de comunicação.

Sentir-se exausto depois de uma longa conversa por vídeo é normal, e a exaustão é basicamente proporcional ao número de participantes da reunião. 

“Quanto mais gente para ouvir e observar, mais cansado nosso cérebro fica”, explica Ronald Fischer, psicólogo e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia. 

“A questão crucial é o número de pessoas que estão na conversa. Em um programa como o Zoom, Teams, Skype ou outro, ter muita informação visual na sua frente é cognitivamente cansativo”, afirma.

Isso acontece porque o nosso cérebro está programado para ficar atento principalmente a pessoas e animais, explica Fischer. É uma questão de sobrevivência. 

Então, mesmo sem perceber, somos estimulados a prestar atenção às expressões faciais e aos movimentos de todos os colegas que estão ali, na nossa frente. 

Diferente de olhar para uma única pessoa falando por vez, no computador ou no celular, todos estão te encarando — ou, pelo menos, essa é a sensação.

Linguagem corporal

Outro ponto cansativo é a perda de pessoalidade em uma conversa online. 

Não há espaço para um papinho paralelo, um comentário baixinho para um amigo que está no bar com você ou um olhar atravessado para um colega de trabalho que vai te entender do outro lado da mesa. 

“Quando você chega numa reunião no escritório, tem aquele papo no café, tem um tititi antes. Esse tititi, em geral, nós perdemos no online”. 

“Não tem um social que envolve o trabalho, não tem como olhar na expressão das pessoas se aquilo causou algum incômodo ou tédio. Com tanta gente, você perde a individualidade”, explica a psicóloga Maluh Duprat, pesquisadora do Janus (Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação) da PUC-SP.

Em papos online, a nossa capacidade de “medir a temperatura” do ambiente também diminui. 

Sem a possibilidade de uma leitura corporal — que fazemos automaticamente quando estamos com outras pessoas —, é difícil saber quando interromper, se sua fala é bem-vinda, entre outras decisões que tomamos com base na percepção do comportamento dos outros. 

Ainda assim, nosso cérebro tenta buscar essas “dicas”, sem sucesso. 

“Acho que a gente perde um pouco a diversidade daquele ambiente, das pessoas que estão ali, e que, de alguma maneira, a gente captava melhor no offline. Há uma empatia entre alguns personagens, e no virtual isso se perde”, avalia Duprat.

Sem feedback

Se entre colegas de trabalho ou alunos em um curso falta essa sensação de troca em grupo, para os chefes e professores, a comunicação em vídeo também gera uma grande perda: o feedback. 

Sem poder “ler” a sala de aula (ou a equipe) para procurar expressões de entendimento, concordância ou mesmo tédio, quem está liderando uma videochamada pode ficar um pouco perdido e até sentir certa falta de propósito, diz Duprat.

“Como que naquela fotinho você vai sentir — me colocando no lugar do professor — o interesse das pessoas? É quase impossível. Você não tem como saber se o sujeito foi fazer outra coisa, o quanto dele está ali”, afirma. 

“Deve ser sufocante, uma sensação de quase inutilidade, você não tem feedback nenhum. Aí, acho que a gente percebe a intensidade da relação entre professor e aluno — e a necessidade de adaptarmos o modelo.”.


+ Comportamento