Polícia Federal faz operação contra trabalho escravo em cidades da região de Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 16 de setembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além das condições indignas do alojamento, no local de trabalho não havia banheiro e o fornecimento de água era racionado.

Policiais federais e fiscais do Ministério do Trabalho durante a operação realizada em Igarapava e Sacramento

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16) uma operação de combate ao tráfico de pessoas e o trabalho escravo na região de Franca e perto da divisa com Minas Gerais.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Igarapava (SP) e Sacramento (MG).

A investigação começou em março deste ano, a partir do resgate de 24 maranhenses no município de Delta (MG), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.

“Conforme apurado, as vítimas foram enganadas pelos investigados e outras pessoas ainda não identificadas quanto às condições de trabalho, moradia e salário. Foram convencidas a saírem de suas casas no interior do Maranhão para irem trabalhar em local a quase 2.500 quilômetros de distância”, diz nota da Polícia Federal.

Além das condições indignas do alojamento, no local de trabalho não havia banheiro, o fornecimento de água era racionado, alguns trabalhadores apenas faziam uma refeição por dia por falta de dinheiro.

Todos esses e outros fatos configuram a submissão das vítimas a condições de trabalho análogas a de escravo diante da jornada exaustiva, ambiente de trabalho e moradia degradantes, assim como restrição de locomoção em razão de dívidas contraídas com os suspeitos, tanto no momento da contratação, como no curso do contrato de trabalho.

Os suspeitos poderão responder por crimes como tráfico de pessoas e redução à condição análoga a de escravo. As penas podem chegar a 16 anos de reclusão.


+ Cidades