Polícia Civil do Estado de São Paulo tem déficit de 15 mil agentes, diz associação

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de novembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidade afirma que houve baixa de 2.193 agentes entre janeiro de 2018 e setembro de 2021, sem que houvesse nenhuma reposição

O Governo do Estado de São Paulo tem déficit de 15 mil policiais civis, de acordo com dados divulgados pela Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo).

A entidade afirma que há pelo menos 20 anos as contratações não ocorrem nas mesmas proporções que os desligamentos.

A associação cita a baixa de 2.193 agentes sem nenhuma reposição do efetivo entre janeiro de 2018 e setembro de 2021.

Segundo o presidente da Adpesp, delegado Gustavo Mesquita, a evasão dos policiais civis acontece por causa dos baixos salários, que fazem com que os agentes busquem outras carreiras ou migrem para estados onde a remuneração é melhor, além da sobrecarga de trabalho, que afeta a saúde mental.

Estresse

“A sobrecarga de trabalho eleva o estresse, e quem fica nessa situação desenvolve problemas psicológicos. Hoje, o número de suicídios é três vezes maior do que as mortes em serviço”, destacou o delegado.

Outro dado apontado pela Adpesp é o “envelhecimento” da Polícia Civil, já que 35% do efetivo tem mais de 50 anos. Entre os delegados, 42% já são, pelo menos, cinquentenários. A entidade adverte que as contratações não têm ocorrido na mesma proporção que as aposentadorias.

Em 7 de outubro, o governo de São Paulo anunciou a abertura de 2.750 vagas, das quais 250 para o cargo de delegado, 900 para investigador e 1.600 para escrivão. Outras 189 vagas serão disponibilizadas para a Polícia Técnico-Científica, para o cargo de médico-legista.

As contratações serão feitas mediante concurso público. Veja notícia aqui.

Agência Record entrou em contato com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), que se pronunciou por meio de nota sobre o déficit de policiais civis no estado.

O órgão afirma que, “desde 2019, foram contratados mais de 10 mil policiais — 2.259 para a Polícia Civil, 7.729 para a PM e 765 para a Polícia Técnico-Científica”.

Sobre a contratação de novos agentes, a pasta respondeu que “há 81 novos policiais civis e 4.216 policiais militares em formação nas respectivas academias e em breve atuarão em defesa da população paulista”.

Acerca dos salários, a SSP informou que investe na valorização e melhoria da carreira policial e “reajustou em 5% o piso salarial dos policiais. Além disso, equiparou o auxílio alimentação dos agentes e ampliou a bonificação por resultados, que passou a ser bimestral”.


+ Concursos