Polícia Ambiental vistoria 79 estabelecimentos e apreende 70 caminhões de madeira

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de setembro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultados foram obtidos na “Operação Floresta Amiga II”, deflagrada para fiscalizar o transporte, armazenamento e o comércio de madeira nativa no Estado

O volume de madeira apreendida corresponde à metragem cúbica de mais de 70 caminhões

A Polícia Militar Ambiental vistoriou 79 estabelecimentos e apreendeu 1.205 metros cúbicos de madeira – equivalente a 70 caminhões, durante a “Operação Floresta Amiga II”, deflagrada entre os dias 21 e 22 de setembro, para proteger a flora e em comemoração ao Dia da Árvore e do Policial Ambiental (21/9).

A ação, desenvolvida em conjunto com o Procon-SP Ambiental, visou a fiscalização do transporte, armazenamento e comércio de madeira nativa no Estado de São Paulo, bem como a conscientização do cidadão para o consumo responsável e a preservação das florestas, em especial a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Os trabalhos mobilizaram mais de 1,3 mil PMs ambientais, com apoio de 452 viaturas terrestres e outras 52 náuticas dos cinco batalhões da Instituição.

Como resultado, além das vistorias e apreensões, foram registrados 146 Autos de Infração Ambiental (AIA) e houve a plantação de 5,9 mil mudas de árvores nativas.

“É a segunda grande operação integrada com o Procon-SP Ambiental voltada ao meio ambiente, fazendo uma frente de combate ao desmatamento irregular e clandestino, comércio e no transporte de madeira ilegal”, destacou o coronel Paulo Augusto Leite Motooka, comandante da PM Ambiental.


+ Meio Ambiente