Planejamento, organização e dicas para economizar na sua viagem da alta temporada

  • Robson Leite
  • Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para ter um final feliz é essencial estabelecer um teto de gastos, para que a pessoa não se deixe levar pela emoção e gaste além do limite

Muitas pessoas não possuem tempo para realizar viagens durante o ano, seja devido ao trabalho ou estudos. Assim, o único momento que podem viajar é durante o período de férias, ou seja, na alta temporada.

Nesse período os preços normalmente são mais elevados. Entretanto, ainda assim, é possível economizar dinheiro viajando nos períodos em que a demanda de turistas é maior.

Para conseguir programar uma viagem durante a alta temporada, é preciso ter muito planejamento e paciência. Isso envolve toda uma busca pelas melhores e mais vantajosas opções de hotéis, restaurantes e passagens aéreas ou rodoviárias.

Planeje a viagem com antecedência

Toda viagem, seja ela para destinos nacionais ou internacionais, precisa ser planejada com antecedência. Isso deve ser feito para garantir que tudo ocorra conforme o esperado, de modo que a viagem não se torne uma frustração.

Por isso, é preciso realizar um bom planejamento, levando em conta todos os gastos — incluindo possíveis imprevistos — e roteiros. Assim, é possível manter tudo dentro do orçamento.

Compre as passagens com antecedência

A alta temporada de viagens é normalmente acompanhada pelo aumento do valor das passagens aéreas e rodoviárias.

Além disso, até mesmo em períodos fora de temporada, o preço de passagens compradas em cima da hora é muito mais alto. Por isso, mesmo que o destino seja muito concorrido, comprar as passagens com antecedência sempre garante uma melhor negociação e preços mais acessíveis.

Reserve hotéis e restaurantes antes de viajar

Ao viajar para um local, é imprescindível realizar uma pesquisa com antecedência, buscando os hotéis e restaurantes que se encaixem dentro do orçamento da viagem.

Desse modo, após a escolha do destino e do local de hospedagem, é preciso fazer a reserva com antecedência para conseguir pagar mais barato. Além disso, essa reserva antecipada também evita problemas com falta de vagas.

Crie um roteiro da viagem

Criar um roteiro da viagem, escolhendo os locais que vão ser visitados e os dias específicos para realizar determinadas atividades, também é importante. Isso ajuda não só a economizar dinheiro, mas também a otimizar o tempo durante o passeio.

Dessa forma, é possível visitar todos os pontos turísticos desejados, sem perder tempo decidindo os locais que serão visitados.

Estipule um orçamento máximo para gastar na viagem

O fato de a viagem ser um momento de descontração, muitas pessoas acabam perdendo o controle e gastando mais do que deveriam. Isso pode ser um problema futuro, visto que pode acarretar dívidas.

Por isso, é essencial ser estabelecido um teto de gastos, para que a pessoa não se deixe levar pela emoção e gaste além do limite.

Uma dica importante é separar uma quantidade de dinheiro para imprevistos e emergências. Além disso, utilizar o cartão de crédito apenas para situações mais urgentes também é uma boa prática, não acarretando possíveis dívidas maiores do que o turista pode arcar financeiramente.

Utilize milhas e cashback

Outra forma de conseguir voos baratos é utilizando milhas e cashbacks acumulados durante o ano. Existem muitas instituições como bancos e operadoras de cartões de crédito que oferecem esses benefícios.

Além das passagens aéreas, os valores acumulados em cashback podem ser utilizados para várias outras finalidades, garantindo uma viagem agradável, sem sustos e ainda economizando dinheiro.


+ Turismo