Pix por aproximação já está disponível para pagamentos. Saiba como funciona

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de março de 2025 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A confirmação por biometria, reconhecimento facial, senha ou chave de segurança é obrigatória para o pagamento por aproximação

Começou a funcionar na última sexta-feira de fevereiro (28/2) a modalidade de pagamento do Pix por aproximação. Para pagar pelo novo método, basta aproximar o celular da maquininha, assim como fazemos com os cartões de débito e crédito.

Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de escanear o QR Code ou usar a função copia e cola.

O pagamento por aproximação tem o valor máximo de R$ 500, mas o cliente pode diminuir ou aumentar o limite por operação.

A confirmação por biometria, reconhecimento facial, senha ou chave de segurança é obrigatória. Inicialmente a ferramenta está disponível apenas para os celulares com sistema Android que usam o Google Pay.

De acordo com o Banco Central, não há registro de pedido de autorização da Apple e nem quando a modalidade estará disponível no Samsung Pay.

Segundo notícia da TV Brasil, alguns bancos já oferecem a opção em seus aplicativos. Os pagamentos por QR Code permanecem em vigor. Para mais informações sobre o Pix por aproximação, acesse o site do Banco Central no endereço bcb.gov.br.


+ Economia