PIS/Pasep: 10 milhões de brasileiros esqueceram de resgatar cotas; saiba consulta

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de janeiro de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A consulta do saldo disponível para saque pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil

De acordo com a Caixa Econômica Federal há mais de R$ 23,5 bilhões do PIS/Pasep esquecidos por cerca de 10,6 milhões de beneficiários. Esses valores correspondem aos vínculos empregatícios entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988.

Os brasileiros que tenham sido contratados entre os anos de 1971 e 1988 devem verificar, junto a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, se há cotas para serem resgatadas do PIS/Pasep. Caso haja saldo, o saque poderá ser feito pelo aplicativo do FGTS. A informação é do portal FDR. (Veja aqui)

O saque das cotas esquecidas do PIS/Pasep também podem ser feitas por herdeiros. A retirada da cota do PIS/Pasep poderá ser feita até o dia 1º de junho de 2025. Porém, após a liberação o prazo para o saque é de 5 dias.

Resolução

Diante disso, é necessário que o trabalhador ou o herdeiro espere o próximo calendário de pagamentos do PIS/Pasep para conseguir movimentar a quantia esquecida. De acordo com a Resolução 896 do Codefat, os pagamentos deste ano vão ocorrer entre os meses de janeiro e dezembro.

Com isso, a estimativa é que os trabalhadores recebam o PIS/Pasep no mês de aniversário, já que os pagamentos iniciarão em janeiro e vão até o mês de dezembro. Porém, o Codefat ainda irá definir e divulgar as datas de pagamento.

Para os saques realizados por herdeiros será necessário que o mesmo se dirija a uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, para o Pasep, e apresentar os documentos listados abaixo.

Relação de documentos:

Identidade do herdeiro;

Número do PIS/PASEP/NIS do falecido;

Carteira de trabalho do falecido;

Certidão de nascimento ou RG e CPF para o dependente menor de idade;

Declaração de dependentes habilitados à pensão.

Pessoalmente nas agências

A consulta do saldo disponível para saque pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, por meio do aplicativo do FGTS ou pessoalmente em agências.

Neste ano, o Abono Salarial terá o valor reajustado, com base no salário mínimo de 2022 e os meses trabalhados:


+ Economia