Pinacoteca de Franca sedia exposição com 3 artistas que pintam com a ‘Boca e os Pés’

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 6 de maio de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aliando sensibilidade artística com criatividade, esses pintores mesmo com essas limitações têm se superado a cada oportunidade

Maria Goret chagas é uma das artistas que terá suas obras expostas na Pinacoteca de Franca

 

A Pinacoteca Municipal de Franca ‘Américo Maciel de Castro Júnior’ abre a partir desta sexta-feira, 06, seguindo até o dia 20, a exposição artística ‘Talento e Inclusão: Pincelando com a Boca e os Pés’, reunindo quadros de três importantes pintores da cidade, que integram a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, uma entidade de nível internacional e que no país conta com mais de 50 artistas integrados.

Os quadros estão expostos no segundo andar do prédio da Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’ (Praça Carlos Pacheco, em frente ao Cemitério da Saudade), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A instituição dos Pintores com a Boca e os Pés surgiu em 1956, numa cidade alemã próxima à Munique, quando Arnulf Erich Stegmann, um artista que pinta com a boca, reuniu um pequeno grupo de outros talentos com as mesmas limitações de 8 países.

A proposta era conseguir um meio de ganhar o seu próprio sustento, através de seus esforços artísticos e obter uma segurança de trabalho que, até então, eles não tinham. Atualmente, são cerca de 800 artistas distribuídos em 77 países, dos quais em torno de 55 em atividades no Brasil.

Na exposição, que ocorre na Casa da Cultura, estarão expostas obras dos artistas Maria Goret Chagas, José Henrique Breda, ambos residentes em Franca, mas com ativa participação na associação e eventos em todo o país e o jovem Diego Silva, de 13 anos, morador de Cristais Paulista.

 

Aliando sensibilidade artística com criatividade, esses pintores mesmo com essas limitações têm se superado a cada oportunidade, produzindo obras de rara beleza e qualidade técnica, inclusive promovendo demonstrações ao vivo.

Muitos destes artistas, além dessa capacidade criativa, reproduzindo as mais diversas situações do cotidiano social, na medida das oportunidades que surgem, participam de palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela associação e as possibilidades disponíveis, como oportunidades para as pessoas com deficiência.

 


+ Artes