Pimentão verde: conheça os truques para evitar indigestão ao consumir o alimento!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de setembro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pimentão verde faz parte do grupo de alimentos indigestos – que são de difícil digestão e podem causar azia e flatulência

Apesar de ser muito usado na culinária brasileira, o pimentão verde faz parte do grupo de alimentos indigestos

 

Muito usado no preparo de saladas, refogados, molhos (como o vinagrete), risotos e moquecas, o pimentão verde é um tipo de vegetal bem nutritivo e saboroso, bastante utilizado na culinária brasileira.

Mas você sabia que ele faz parte do grupo de alimentos indigestos – que são de difícil digestão e podem causar azia e flatulência?

A boa notícia é que existem alguns truques para amenizar esse efeito que o pimentão verde tende a causar no sistema digestivo. Dá uma olhada!

Por que o pimentão verde é indigesto?

Por ser um tipo de pimentão menos maduro – passa por um processo menos longo de maturação, o que influencia na sua cor e sabor -, o pimentão verde é bem mais ácido que os demais, o que pode afetar quem sofre com gastrite ou problemas de indigestão. Já os pimentões vermelho e amarelo são mais doces e calóricos.

Como amenizar esse efeito de indigestão?

Caso você ame pimentão verde mas tenha problemas digestivos, aqui vai uma boa notícia: é possível amenizar (ou até eliminar por completo) esse efeito indigesto que o vegetal causa no aparato gastrointestinal.

Antes de tudo, lembre-se de lavá-lo bem na torneira da cozinha – se possível, deixe-o de molho em uma água com vinagre por 15 minutos – para tentar eliminar possíveis inseticidas e sujeiras – e depois enxágue.

Remova a pele do pimentão

A principal dica para tornar o pimentão verde menos indigesto é remover a sua pele.

Para isso, você pode usar um descascador, que facilita bastante o preparo, ou então espetá-lo com um garfo e deixá-lo por um tempo no fogo do fogão. Depois desse processo, a pele solta praticamente sozinha.

Tire as sementes e a parte branca

Após remover a pele do pimentão, você deve cortá-lo ao meio (no sentido do comprimento) e, então, tirar todas as sementes e a parte branca com uma faca.

Essas partes do vegetal costumam ser mais ácidas e contêm substâncias que podem causar indigestão. Por isso, o ideal é que você sempre as remova, ok?

Prefira comer o alimento cozido ou assado

Outra dica importante para quem quer comer pimentão verde sem medo é cozinhá-lo bastante. Evite comê-lo cru e use a criatividade para incorporá-lo a diferentes preparos.

Uma boa dica, por exemplo, é fazer receitas de pimentão recheado com carne moída, frango desfiado, queijos, diferentes vegetais. Com isso, é possível amenizar bastante o efeito de indigestão.

*Informações Conquiste Sua Vida


+ Gastronomia