Pescados na Páscoa: Procon-SP e Ipem-SP orientam sobre cuidados na compra

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 1 de abril de 2023 às 10:00
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Equipes de fiscalização do Procon-SP estarão percorrendo locais que comercializam pescados em embalagens fechadas, verificando as regras

O Procon-SP e o Ipem-SP, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de são Paulo, orientam os consumidores sobre alguns cuidados que precisam ser tomados na compra de pescados, que são alimentos tradicionais e bastante demandados neste período de Páscoa.

Nas embalagens devem constar, de forma clara e bem detalhadas as seguintes informações: pesos bruto e líquido, características como denominação do produto, identificação de origem e do produtor, além do prazo de validade.

O preço também deve estar visível nas gôndolas, tanto o valor da unidade quanto o correspondente ao quilo do produto.

Como acontece todos os anos, ao longo da semana que antecede a Páscoa, equipes de fiscalização do Procon-SP estarão percorrendo locais que comercializam pescados em embalagens fechadas, verificando o cumprimento de todas as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Peixe e gelo

Mas, há ainda outras dicas importantes no caso da compra de pescados. De acordo com o Ipem-SP, caso o consumidor queira que o peixe (geralmente vendido na forma de filé) seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, é preciso estar atento se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

Usar a balança do estabelecimento ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado. O consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança no próprio local da compra. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Se o produto estiver em uma unidade pré-medida (pesada e embalada sem ser à vista do consumidor), mesmo se atentando às dicas, vale observar, na hora do preparo, se o mesmo rende a mesma quantidade que está habituado a consumir.

Reclamações

Se o consumidor identificar alguma situação que considere irregular no momento da compra de algum pescado vendido congelado ou em embalagem fechada, relacionada a informações, pode registrar sua reclamação no site.

Se o problema tiver relação com a pesagem ou outras métricas, pode recorrer ao Ipem-SP, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para [email protected].

Outras eventuais dúvidas do consumidor sobre a conservação e disposição dos pescados, devem ser encaminhadas para a vigilância sanitária do município.

O Procon-SP reforça que é preciso pesquisar bastante e observar as ofertas com atenção, antes de comprar.


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