Pelizaro e Palamoni criticam “saidinhas” de vereadores durante as sessões da Câmara

  • Marcia Souza
  • Publicado em 5 de julho de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ronaldo Carvalho, que não faz parte da Mesa, teve que assumir “provisoriamente” a Secretaria por ausências no plenário

 

Ronaldo Carvalho, que não faz parte da Mesa, teve que assumir “provisoriamente” a Secretaria por ausências no plenário

Uma situação inusitada foi registrada na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, durante o chamado Expediente.

Trata-se da primeira parte da sessão dos vereadores, quando eles fazem uso da tribuna livre e podem falar sobre temas diversos. À tarde, são feitas as votações.

A primeira-secretária da Mesa Diretora, Lurdinha Granzotte, pediu para usar a palavra na tribuna. Naquele momento, o presidente, Claudinei da Rocha, não se encontrava no plenário.

O vice, Sérgio Palamoni, que comandava a sessão, concedeu o espaço, mas aí surgiu um problema. O substituto imediato de Lurdinha, para ela usar a palavra e repor a Mesa, seria Kaká, que também não estava no plenário.

As presenças do presidente e do primeiro-secretário na Mesa são obrigatórias. Daí, sem alternativa, Palamoni pediu que Ronaldo de Carvalho, que não integra a Mesa, assumisse a função de forma “provisória”.

“O segundo secretário (Kaká) não está aqui. Peço ao vereador Ronaldo que assuma a primeira-secretaria”, disse Palamoni.

O vereador Gilson Pelizaro aproveitou o gancho e criticou as saídas dos colegas do plenário durante as falas dos demais parlamentares, munícipes e até votações.

“O momento da sessão é sagrado. Acho que todo mundo tem que ficar até o final, até porque tem que respeitar o orador. Infelizmente, alguns saíram um pouco antes”, alfinetou Pelizaro.

“Infelizmente, uma realidade triste, porque quase não dá quórum para encerrar a sessão. É até difícil de falar, porque são companheiros de trabalho. Mas uma sugestão é que no regimento tivesse confirmação de presença no início e fim da sessão”, complementou Palamoni.


+ Política