Parte de SP fica fora da fase vermelha até dia 1º; veja o que pode funcionar

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 18:31
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na fase amarela, a intermediária entre as cinco, o comércio de rua pode funcionar, por exemplo

Lojas voltam a abrir até o dia 31; de 1º a 3 de janeiro, fecham - Foto: Arquivo;/Jornal da Franca

(Dhiego Maia – Folhapress) – Parte do estado de São Paulo retornou à fase amarela da quarentena realizada em função da pandemia de Covid-19 nesta segunda-feira (28), primeiro dia útil após o Natal.

Na fase amarela, a intermediária entre as cinco, o comércio de rua pode funcionar, por exemplo. Desde a manhã, lojas do centro de Franca, Estação e demais bairros estavam abertas nesta segunda. 

Muitas pessoas também circularam pelos locais, muitas buscando trocar presentes que receberam e não serviram..

Parques, clubes sociais, restaurantes, bares e salões de beleza também poderão voltar às atividades, desde que implementem protocolos de higiene e distanciamento social.

O estado regrediu à fase vermelha, a mais restritiva do plano de contenção da pandemia, entre os dias 25 e 27 (Natal). A mesma medida voltará a valer nos dias 1, 2 e 3 de janeiro (Ano Novo).

A mudança de fase foi imposta pelo governo do Estado, por temer um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas semanas, São Paulo registrou um crescimento de 54% no número de casos e de 34% no número de óbitos.

Na fase vermelha, podem funcionar apenas as atividades consideradas essenciais, como os serviços de saúde e supermercados. A região de Presidente Prudente é a única do estado que continuará extraordinariamente na fase vermelha – medida que passou a valer por lá desde o dia 22.

Além de Presidente Prudente, outras regiões do estado preocupam o governo, como um grupo de 19 cidades que não seguiram as regras da fase vermelha no Natal e atraíram, inclusive, muitos turistas.

Estão nesse grupo as litorâneas Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

Constam ainda na lista as cidades de Mogi das Cruzes e Cotia, na região metropolitana; e as do interior: Bauru, Olímpia, Catanduva e Socorro.

A “Folha” mostrou que as praias da Baixada Santista ficaram apinhadas de gente neste último final de semana, sem distanciamento social entre os banhistas e uso minoritário de máscaras.

Segundo o governo do Estado, os nomes das 19 cidades que descumpriram as medidas da fase vermelha foram enviados ao Ministério Público. O grupo dissidente de cidades poderá sofrer sanções na Justiça, informou o governo Doria.

Além das medidas excepcionais do final do ano, o estado de São Paulo já se encontrava na fase amarela desde o dia 30 de novembro, após ter passado 45 dias na fase verde, que permite o funcionamento de todas as atividades desde que cumpridos os protocolos de higiene, distanciamento social e pequena restrição de horários.


+ Cotidiano