Parceria auxilia a cadeia de produtores de leite do Estado de São Paulo

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de abril de 2020 às 11:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cooperativas e laticínios vão poder vender, em caráter temporário, para empresas maiores

Uma notícia positiva para os integrantes da cadeia produtiva. Ela veio da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite),

Uma ação conjunta com o Ministério da Agricultura, permitiu a autorização, excepcionalmente, para que os estabelecimentos que têm a marca do Serviço de Inspeção Federal (SIF) recebam o item de estabelecimentos menores que atuam localmente.

É o caso daqueles que tem SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e/ou SIE (Serviço de Inspeção Estadual) emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, via Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

Segundo comunicado divulgado pela Abraleite, a medida vai viabilizar que cooperativas e laticínios de pequeno porte possam vender, em caráter temporário, para laticínios maiores, que estão aptos a produzir lácteos de maior prazo de validade. 

A Abraleite diz existirem dificuldades pontuais em algumas regiões, produtores de queijos artesanais e laticínios pequenos e médios que ofertam lácteos perecíveis e tiveram as vendas em restaurantes, bares e similares praticamente suspensas.

Esse também é o caso das cidades turísticas praticamente vazias em função do isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Com essa medida, está sendo possível resolver o problema de milhares de pequenos produtores, pois, apesar do pequeno volume, eles representam muitas famílias que dependem dessa atividade”. 

“No Estado de São Paulo e nos estados do Sul do Brasil, esse problema até é menor, porém no Nordeste a situação é mais grave e com essa medida conseguimos resolver o problema no Brasil inteiro”, afirma o vice-presidente da Abraleite, Roberto Jank.


+ Agronegócios