Para mais segurança, ViaPaulista faz obra na passarela de pedestre da Via Portinari

  • Robson Leite
  • Publicado em 19 de janeiro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Outras duas passarelas de pedestre em Franca também estão recebendo investimentos para segurança e acessibilidade

A Arteris ViaPaulista inicia, ainda no primeiro trimestre de 2024, uma nova etapa na adequação da passarela de pedestres localizadas no município de Franca, na Rodovia Cândido Portinari (SP-334).

O objetivo é dar mais acessibilidade ao dispositivo de travessia e facilitar a utilização de usuários, a partir da implementação de intervenções que integram a Norma Brasileira – ABNT NBR 9050. A previsão de término é até junho.

Para fevereiro, a previsão é que a nova etapa de intervenção comece pela passarela localizada no km 402 da Cândido Portinari, em Franca.

Nas estruturas deverão ser realizadas a adequação da inclinação das rampas, a implantação de escadas e de iluminação led, melhorias no corrimão e implantação de piso tátil.

Acesso liberado

Durante a execução dos trabalhos o acesso às passarelas continua liberado. Em caso de interferência de árvores/vegetação, uma equipe de Conservação da concessionária é acionada e realiza a poda

“É um investimento que a concessionária realiza com foco principal na acessibilidade, e em ampliar a segurança viária de pedestres, que poderão usar esses dispositivos de maneira mais acessível e adequada”, explica o gerente de Implantação e Conservação, Tadeu Sampaio.

Segundo ele, “o objetivo é reduzir os acidentes de atropelamento e outros riscos, sobretudo nos perímetros urbanos”.

Investimento

Outras duas passarelas de pedestre em Franca também recebem investimento em segurança e acessibilidade.

Com início no segundo semestre de 2023, a empresa executa intervenções em duas passarelas localizadas na Rodovia Ronan Rocha (SP-345), no km 31,650 e no dispositivo do km 32+800.

Equipes já realizaram a recuperação de alguns aspectos estruturais e atualmente implementam os elementos de acessibilidade.


+ Trânsito