Para fazer andar a fila de pedidos, INSS vai pagar bônus para peritos e servidores

  • Nene Sanches
  • Publicado em 28 de maio de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente há um estoque de 1,8 milhão de pedidos à espera de avaliação pelo INSS, número que tem diminuído muito lentamente

Na tentativa de reduzir as filas acumuladas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo pretende soltar uma medida provisória para instituir um bônus de gratificação aos servidores e peritos médicos da autarquia, que terão incentivos para fazer novos turnos de trabalho e ampliar o número de atendimentos diários.

A informação foi dada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em entrevista divulgada pela CNN.

De acordo com ele, o objetivo é chegar ao fim do ano com um prazo máximo de 45 dias para atendimentos do INSS. Hoje o tempo médio de espera é de 89 dias, mas há solicitações que ultrapassam 12 meses.

Lupi afirmou que a proposta foi elaborada por sua pasta junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Pode sair esta semana

O texto está agora na Casa Civil. Ele acredita que a Medida Provisória, em reta final de análise, poderá ser publicada já nesta semana.

Atualmente há um estoque de 1,8 milhão de pedidos à espera de avaliação pelo INSS. O número tem diminuído, afirmou Lupi, mas muito lentamente.

Segundo ele, até a virada do ano, entravam em média 500 mil novas solicitações de perícias ou benefícios por mês. Havia um processamento, no entanto, de 550 mil a 600 mil atendimentos. Desde janeiro, acrescentou o ministro, houve um aumento da demanda.

Até a virada do ano entravam em média 500 mil novas solicitações de perícias ou benefícios por mês. Havia um processamento, no entanto, de 550 mil a 600 mil atendimentos. Desde janeiro, acrescentou o ministro, houve um aumento da demanda.

Os atendimentos mensais já saltaram para 820 mil. O problema é que o volume mensal de novos pedidos também subiu, para até 800 mil mensais, impedindo uma redução substancial do passivo acumulado.


+ Aposentados