Para conscientizar, Santa Casa de Franca promove Semana de Doação de Leite Materno

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de maio de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Banco de Leite promoverá uma ‘Live’ no dia 19 de maio, às 16h, aberta ao público, pelo Instagram e YouTube (Grupo Santa Casa de Franca)

A partir desta segunda-feira, 16 de maio, as profissionais do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca darão início à Semana de Doação de Leite Humano na instituição, data esta que é comemorada mundialmente no dia 19 de maio.

Com o objetivo de conscientizar as mulheres que estão amamentando a doarem o excedente de seu leite para salvar vidas de outros bebês prematuros, de baixo peso e com comorbidades, o Banco de Leite da instituição promoverá ações internas para os colaboradores.

Também vai promover uma ‘Live’ aberta à participação do público, que será transmitida no dia 19 de maio, a partir das 16h, com transmissão pelo Instagram e YouTube (Grupo Santa Casa de Franca) – que contará com a participação da enfermeira responsável pelo Banco de Leite da Santa Casa, Edilene Pessoni, mães doadoras e mães de bebês receptores do leite doado. 

Por que o dia 19 de maio?

Porque o dia 19 de maio foi a data da assinatura da 1ª Carta de Brasília, como marco histórico da criação da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) – em 23 países, seguindo o modelo brasileiro que é a maior rede de Bancos de Leite Humano no mundo.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano foi definido durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados em 2010, em Brasília, com a presença de representantes de 23 países.

Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca

O BLH da Santa Casa de Franca é uma estrutura que conta com profissionais altamente especializados no atendimento às mães, capacitados a instruí-las e apoiá-las durante toda a etapa de amamentação e doação do excedente de seu leite, que irá salvar vidas de outros bebês prematuros e de baixo peso.

Qualificação

O BLH da Santa Casa possui títulos reconhecidos pelo Ministério da Saúde há mais de 5 anos consecutivos por qualidade e excelência dos processos, desde o acolhimento com instrução às mães até a coleta, tratamento, armazenamento e dispensação do leite materno. 

Por que um dia e uma semana dedicados à Doação de Leite Humano?

Porque a doação ajuda a salvar vidas, sobretudo de prematuros extremos e doentes que precisam do leite humano para ajudar a amadurecer o seu sistema gastrointestinal, aumentar a sua defesa contra infecções e doenças, entre inúmeras outras razões. E, por conseguinte, diminui a mortalidade destes pacientes que são muito vulneráveis por terem sua imunidade diminuída.

A doação de Leite Humano ajuda a doadora de alguma forma?

Sim! A doadora também se beneficia com a doação. Ela alivia os sintomas da mama cheia, ajuda a manter a produção de leite para o seu próprio bebê, protege sua mama de problemas como ingurgitamento mamário e mastite e aumenta a autoestima da mulher por auxiliar outras mulheres e crianças numa verdadeira rede de amor e solidariedade.

Jordana, mãe de Tarcísio e Teodora – doadora do Banco de Leite pela segunda vez. Ajudando a salvar vidas numa rede de amor! (Foto: Santa Casa)

+ Saúde