País terá 5 feriados nacionais em 2022; Franca ainda tem mais 3 feriados municipais

  • Robson Leite
  • Publicado em 29 de junho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brasil deve contar com mais 5 feriados nacionais durante o ano de 2022, enquanto Franca deve ter ainda mais três feriados municipais

Após o dia de Corpus Christi, muitos brasileiros já ficaram de olho para ver qual será o próximo feriado ou ponto facultativo do ano. Segundo o governo federal, 2022 ainda terá 5 feriados nacionais.

Vale lembrar que os feriados nacionais não devem ser confundidos com os feriados que sejam de cunho estadual ou municipal, que só valem para a região.

Os feriados nacionais são definidos um ano antes, sendo organizados por meio de um calendário desenvolvido pelo Ministério da Economia que é publicado no Diário Oficial da União

Segundo o portal concursosnobrasil, há também uma diferença entre feriados e pontos facultativos. Durante feriados, empresas e órgãos públicos não funcionam, sendo obrigados a liberarem seus funcionários. A não ser que haja alguma necessidade justificada, a pessoa deve trabalhar, mas com salário em dobro e uma folga depois.

Por outro lado, o ponto facultativo, como o próprio nome indica, é algo que depende da vontade do empregador ou do órgão público. Ou seja, a folga pode ou não ser concedida naquele dia.

Feriados nacionais restantes em 2022: calendário

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, os feriados nacionais restantes em 2022 serão os seguintes:

07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);

02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);

15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

25 de dezembro: Natal (domingo).

Vale ressaltar que o feriado de 07 de setembro será um pouco mais especial que o comum. Em 2022, o Brasil comemorará 200 anos de independência de Portugal. Grandes comemorações estão sendo planejadas pelo governo federal e pelos estados.

Franca

No caso de Franca, além dos cinco feriados nacionais, são mais três feriados municipais:

dia 20 de novembro, celebração da Consciência Negra (que este ano vai cair num domingo);

dia 28 de novembro, aniversário da cidade (que vai cair numa segunda-feira);

dia 8 de dezembro, dia da padroeira de Nossa Senhora da Conceição (que vai cair numa quinta-feira).

Feriado estadual

Além dos feriados nacionais e dos feriados municipais, os francanos celebrarão um feriado estadual. O dia 9 de julho é feriado apenas no Estado de São Paulo, quando se comemora a Revolução Constitucionalista. Este ano, o feriado cai num sábado.


+ Cotidiano