Paciente com Covid é intubado na enfermaria por falta de vaga em UTI em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de janeiro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um paciente diagnosticado com Covid-19 precisou ser intubado em um leito de enfermaria em Franca neste sábado (22) devido à falta de vagas em UTI

Santa Casa de Franca

Paciente está à espera de vaga em UTI na cidade desde a última quarta-feira, 19

 

Um paciente diagnosticado com Covid-19 precisou ser intubado em um leito de enfermaria em Franca neste sábado (22) devido à falta de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo a filha dele, Ester da Silva Machado.

Ester afirmou que o pai, Ricardo Luis da Silva, aguarda desde quarta-feira (19) por um leito de UTI na Santa Casa da cidade, mas ainda não havia conseguido.

“Ele foi ao Pronto-Socorro Álvaro Azzuz, fez o teste de PCR, que deu positivo. Ele ficou no oxigênio na quarta, na quinta e na sexta, mas hoje [sábado], a gente recebeu uma ligação de que ele estava pior e estava sendo intubado. Desde o primeiro dia, eles já tinham solicitado a vaga para a UTI Covid, mas não está tendo vaga [na Santa Casa]”, disse.

Procurada, a Secretaria Municipal da Saúde de Franca garantiu que o paciente está sendo assistido pelas equipes do Pronto-Socorro Álvaro Azzuz e que inseriu ele na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), responsável pela gestão das vagas.

Disse, ainda, que discute com o Departamento Regional de Saúde (DRS) e Ministério Público (MP) a possibilidade de ampliação de leitos na cidade.

Já a Cross informou que monitora o caso e tenta conseguir a transferência do paciente para a UTI.

“Importante também deixar claro que a Cross não nega vagas, pois é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência, funcionando 24 horas por dia. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso”, disse a central, em nota.

*Informações G1

 


+ Saúde