OSB divulgará ranking de transparência e governança das cidades da região de Franca

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A avaliação inédita irá comparar a existência de mecanismos de transparência e participação no Poder Executivo de 11 municípios

O Observatório Social do Brasil – Franca (OSBFranca) publicará nesta terça-feira, 5 de julho, a primeira edição do Ranking de Transparência e Governança Pública, avaliação inédita que compara mecanismos concretos de transparência e participação social de 11 municípios da região de Franca.

A avaliação foi realizada pelo Observatório Social do Brasil – Franca, com metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, e analisa mais de 90 critérios, divididos em cinco dimensões:

Legal, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Comunicação, Engajamento e Participação.

Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100 e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

O Ranking de Transparência e Governança Pública será publicado regularmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável que oriente políticas públicas de transparência e governança nos municípios.

Sobre o Observatório Social do Brasil – Franca 

O OSBFranca atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento do controle social e disseminação da cultura da cidadania em favor de um país “Área Livre de Corrupção”.


+ Política