Os novos serviços do Detran que podem ser acessados pela internet

  • Hélio Rodrigues
  • Publicado em 6 de abril de 2020 às 10:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidadão pode se fazer representar por terceiros, como por exemplo: defesa de autuações e processos

O Detran SP oferece uma série de serviços pela Internet

O Detran.SP esclarece que todos os serviços podem ser solicitados pelo próprio cidadão interessado, sem a necessidade de contratação de empresas ou profissionais. 
Muitos, inclusive, podem ser feitos online de forma fácil e rápida pelo portal do Detran.SP, sem que seja preciso comparecer a uma unidade. 

O cidadão não é obrigado a contratar empresas ou profissionais. Isso será sempre uma opção, nunca uma obrigação.

Para alguns serviços, o cidadão pode se fazer representar por terceiros, como por exemplo: defesa de autuações ou processos de suspensão e cassação. Sendo essa uma decisão exclusiva do cidadão.

Alguns serviços, como a confirmação de dados com coleta de biometria (foto, assinatura e digitais), exigida em parte dos processos de habilitação, só podem ser realizados pelo próprio cidadão, o que inviabiliza o envolvimento de terceiros.

EditSede do Detran em Franca

Como faço para solicitar algum serviço?

Todos os serviços estão disponíveis no portal. Acesse o menu principal de acordo com o assunto desejado: CNH-Habilitação, Veículos, Infrações e Educação. 

Escolha o serviço e veja as informações que você precisa para solicitar como condições (pré-requisitos), onde solicitar, documentos necessários, se pode ser representado por terceiros.

Veja se o serviço é pago ou gratuito, quem pode retirar o documento, e se o serviço pode ser feito de forma online, sem se deslocar a nenhuma Unidade.

O julgamento das defesas e recursos de multas ou processos junto ao Detran.SP não sofrem qualquer influência em decorrência de quem os apresenta.  

Isto é mito. Independentemente do seu autor – advogado, procurador ou o próprio cidadão – os fatos, argumentos e documentos são sempre analisados de forma impessoal e imparcial.

Restou alguma dúvida ainda? Entre em contato pelo Fale com o Detran, disponível em “dúvidas frequentes” na página inicial do portal www.detran.sp.gov.br.