Orlândia já recebe gás encanado, com mais opção para as indústrias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 12:49
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Indústrias locais interessadas já podem solicitar o serviço para se beneficiarem do gás natural em 2021

Após 32 dias de obras, a GasBrasiliano, companhia de serviço público responsável pela distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo, concluiu a construção da rede local para fornecimento de gás natural para Orlândia (SP). 

Com investimento superior a R$ 3 milhões, foram construídos 7,5 quilômetros de rede de distribuição.

A obra foi executada em ritmo acelerado, ainda que em período de chuvas, que costuma comprometer serviços de infraestrutura urbana. 

Pelo método convencional, com abertura de vala contínua, a obra teria uma previsão de ser executada em 120 dias e necessitaria de interdição de vias, desvios de trânsito, entulho de asfalto, entre outros, que foram minimizados com a instalação da tubulação pelo método não-destrutivo, através da perfuração dirigida (pequenas valas a cada 100 metros de extensão). 

Inicialmente a cidade será abastecida pelo GNC (Gás Natural Comprimido) via sistema de rede local, modalidade desenvolvida pela GasBrasiliano que permite antecipar a disponibilização do recurso energético às indústrias locais.

“Futuramente, em uma segunda fase do projeto, contemplaremos a construção da tubulação para integrar a rede local ao gasoduto principal da GasBrasiliano, partindo de Ribeirão Preto”, afirma Paulo Lucena, diretor técnico-comercial da empresa.

Segundo Lucena, além de levar competitividade ao mercado industrial de Orlândia, a chegada do gás natural à região é estratégica para os planos de expansão da companhia, permitindo que o combustível fique mais próximo de outras cidades como Jardinópolis, Franca, Batatais, São Joaquim da Barra, além da maior proximidade da divisa com o estado de Minas Gerais.

Na indústria, o gás natural é versátil e pode substituir com muitas vantagens qualquer fonte de energia. 

O combustível atende inúmeros setores, como o alimentício e o metal mecânico em aplicações como aquecedores, caldeiras, fornos, torradores, estufas, geradores, turbinas, entre outras.

É possível utilizá-lo também em empilhadeiras e nas frotas dos veículos, leves ou pesados, com o Gás Natural Veicular (GNV), o mais econômico dos combustíveis. 

O gás natural é fonte limpa de energia, com fornecimento contínuo e mais seguro uma vez que não necessita de estoque de combustível, aumentando a segurança e liberando espaços que podem ser aproveitados. 

Outra vantagem é a preservação do meio ambiente já que, em razão do seu baixo nível de carbono, durante a queima há baixa emissão de poluentes. 

Os produtos resultantes de sua combustão são isentos de enxofre e partículas, como fumaça e fuligem. Trata-se de uma energia de transição para uma economia de baixo carbono.

As indústrias de Orlândia interessadas em aderir ao gás natural e usufruir de todas as suas vantagens já podem entrar em contato com a GasBrasiliano por meio do 0800 773 6099, disponível 24h por dia, todos os dias do ano.

Sobre a GasBrasiliano

A companhia de serviço público responsável pela distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de distribuição em 38 municípios e atende ainda outros quatro com o Gás Natural Comprimido (GNC). Desde o início das operações, em 2003, a GasBrasiliano investiu mais de R$ 544 milhões na construção de mais de 1.150 quilômetros de redes de distribuição de gás natural em sua área de concessão.