Open banking: 3ª fase começa nesta sexta e deve impulsionar o Pix nas compras online

  • Robson Leite
  • Publicado em 29 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a implementação desta fase do open banking será possível movimentar recursos de uma conta bancária por meio de plataformas de terceiros

A terceira fase do open banking começa nesta sexta-feira (29) e permitirá que consumidores efetuem transações financeiras por meio de plataformas digitais sem utilizar aplicativos de bancos, copiar códigos de barras ou fornecer dados do cartão de crédito.

A novidade será viabilizada pelas chamadas empresas iniciadoras de pagamentos, responsáveis por intermediar a troca entre as contas do vendedor e do comprador.

Funciona assim: ao realizar uma compra online, o usuário poderá escolher a opção de pagar pelo sistema open banking, em vez das modalidades já conhecidas, como cartão de crédito e boleto.

Ao escolher este caminho, o site o levará diretamente à plataforma da instituição financeira na qual ele mantém sua conta bancária.

Senha ou chave Pix

Após conferir se os dados estão corretos, basta autenticar a operação com as mesmas informações exigidas pelo banco em sua plataforma original, como inserção manual de senha ou chave Pix.

Antes de chegar a toda a população, a novidade será submetida a um processo de validação, para que as empresas e o Banco Central, responsável pela regulação deste ecossistema, possam garantir que haja segurança e eficiência nos processos quando chegarem ao público geral.

Na sexta-feira (29), quando tem início sua implementação, apenas uma parcela dos correntistas escolhidos por cada instituição poderá utilizá-la, segundo informa o portal 6 Minutos.

As metas estipuladas pela autoridade monetária são de 1% da base ativa de cada instituição financeira com acesso a este serviço até o dia 15 de novembro – universalização acontece até 17 de fevereiro de 2022


+ Economia