Ônibus da São José terão aplicativo para celular com linhas, pontos e horários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de outubro de 2015 às 17:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa confirma instalação e teste do aplicativo gratuito Moovit, usado por 28 milhões de pessoas

Em questão de muito pouco tempo os ônibus do sistema de transporte coletivo urbano de Franca, operado pela empresa São José, terá o moderno aplicativo para celular de mobilidade urbana Moovit que informará aos usuários, as linhas, horários e pontos de parada.GRATUITO – A informação foi prestada oficialmente pelo gerente da empresa concessionária Delismar Rodrigues da Silva, afirmando que o sistema Moovit já está instalado, faltando apenas a autorização da operadora EMDEF, para dar continuidade à configuração dos GPS dos ônibus com horários de chegada em cada ponto, os locais de parada e as linhas. 

BENEFÍCIOS – Segundo a Empresa São José, serão grandes os benefícios e funcionalidades do aplicativo que é gratuito e poderá ser baixado em qualquer celular (sistemas Android, IOS e Windows Phone). O aplicativo e de origem israelense e já é usado por cerca de 4,5 milhões de usuários, em 51 cidades do Brasil. 

CONFIGURAÇÕES – A concessionária, segundo o gerente Delismar, deverá contratar a instalação de dados operacionais do sistema, como pontos, itinerários, linhas e grade horária. 

TEMPO REAL – Os dados serão oferecidos pelo aplicativo de celular, em tempo real, através dos GPS dos ônibus (que já são usados pela empresa para monitorar tempo de corridas e localização dos coletivos). “Tendo o aplicativo em seu celular, o usuário terá o horário exato, em minutos, em que o ônibus passará pelo ponto de parada onde ele se encontra”, disse o gerente da São José.

A EMDEF, gerenciadora do sistema de transporte na cidade ainda não informou de que depende sua autorização para que a São José avance na instalação do Moovit. A implantação do sistema de mobilidade urbana para a frota do sistema integrado de transporte coletivo urbano em Franca foi sugerida na Indicação nº 271 de 19 de fevereiro deste ano, pelo vereador Luiz Carlos Vergara (PSB). 

PRATICIDADE – O aplicativo Moovit trabalha como um assistente pessoal de transporte e ajuda a planejar horários de chegadas e partidas em tempo real. O aplicativo tem um sistema de Busca Inteligente, por onde o usuário pode descobrir as melhores rotas para qualquer lugar em sua cidade. 

O passageiro do transporte coletivo pode procurar um lugar, endereço ou estação e comparar as opções disponíveis. Também pode ver instruções detalhadas de todo o caminho até o seu destino.

O Moovit ainda permite o compartilhamento de informações entre os usuários. O usuário pode ver o que está por perto e explorar os arredores no mapa. É possível encontrar as paradas mais próximas e verificar os próximos horários de chegada das linhas ativas.

No Moovit é possível adicionar a residência, trabalho e outros lugares favoritos para o planejamento de viagem instantânea. Também pode se ver a próxima chegada das linhas favoritas e verificar o histórico de viagens para facilmente repeti-las. 

Uma vez em trânsito, o passageiro, com um clique controla sua viagem, mesmo se mudar de ideia quanto ao seu destino. Basta tocar em iniciar e a pessoa verá o seu Tempo Estimado de Chegada atualizado e será avisado quando deve desembarcar.

O Moovit também permite que as pessoas troquem notificações, relatando informações úteis sobre lotação das estação, limpeza e eventos ao vivo, até mesmo incidentes. Além disso, é possível receber notificações do seu operador local, quando disponível. 

EMPRESA – A Moovit A Moovit é uma empresa de origem israelense que iniciou suas operações regionalmente em 2012, expandindo internacionalmente a partir do ano seguinte. Está em 700 cidades (inclusive Ribeirão Preto) e em 58 países, com 28 milhões de usuários. 

O aplicativo Moovit tem como objetivo oferecer aos usuários de transporte público as melhores soluções para viagens mais rápidas e mais fáceis. Ao combinar dados dos operadores do sistema de transporte e de autoridades às informações em tempo real dos usuários, o aplicativo indica as melhores rotas e compila todos os elementos que o passageiro precisa para planejar seu trajeto a um clique do celular.

Presente em mais de 600 cidades de mais de 55 países, a companhia vem ampliando sua presença internacional. Em novembro de 2014, a empresa abriu sua sede internacional em São Francisco e duplicou sua comunidade de usuários nos últimos 6 meses, contabilizando mais de 20 milhões de pessoas que usam o aplicativo globalmente. 


+ Economia