O que é Hoʻoponopono? Conheça essa técnica havaiana que busca exercitar o perdão

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de junho de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoʻoponopono é uma prática ancestral do Havaí que tem como filosofia tratar possíveis arrependimentos, mágoas, trabalhar o perdão e o autocuidado

Ho’oponopono é uma antiga prática havaiana pautada no perdão e amor-próprio

 

Levar um estilo de vida pautado no perdão e amor-próprio é o melhor caminho para o bem-estar diário.

O Hoʻoponopono (prática antiga havaiana que envolve mantras e meditações), por exemplo, propõe justamente isso para a rotina.

Mas, para desfrutar de todos os benefícios dessa técnica, é importante praticá-la regularmente, seguindo as devidas instruções. Quer saber mais sobre essa tradição havaiana e suas vantagens? É só continuar lendo!

Afinal, o que é Hoʻoponopono?

Para quem não conhece, o Hoʻoponopono é uma prática ancestral do Havaí que tem como filosofia tratar possíveis arrependimentos, mágoas, trabalhar o perdão e o autocuidado.

Desenvolvida mais a fundo por Morrnah Nalamaku Simeona, que estudou melhor as tradições havaianas e atualizou a prática, o Hoʻoponopono propõe basicamente superar feridas do passado e buscar a paz interior.

Na língua original, o termo “Ho’o” significa causa, enquanto “ponopono” quer dizer corrigir ou arrumar.

O sentido completo da palavra é reparar ou corrigir algum erro.

Como funciona a prática do Hoʻoponopono?

Praticar Hoʻoponopono no dia a dia pode ser mais simples do que parece!

A técnica consiste basicamente em repetir o seguinte mantra: “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato(a)” (em voz alta ou mentalmente) sempre que pensamentos ruins ou mágoas permearem a mente.

Mas, além de repetir pontualmente o mantra, também é indicado fazer uma meditação usando o japalama (um tipo de cordão sagrado formado por 108 contas).

Aqui, a ideia é que você arrume um espaço silencioso e tranquilo, sente-se com a coluna ereta, feche os olhos e foque na respiração para tranquilizar a mente.

Depois, pegue o japalama com a mão direita, pressione uma das contas com o polegar e fale o mantra “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato(a)”.

A ideia é que você repita essa frase ao longo das 108 contas e, no fim, continue focando na respiração para tornar a mente e o coração mais leves.

Vale destacar que, na prática do Hoʻoponopono, existem também orações mais completas pautadas no mantra principal que podem ser ditas diariamente (seja de manhã ou à noite) para trazer mais bem-estar e paz de espírito.

Significado das frases do Hoʻoponopono

Para entender melhor a filosofia do Hoʻoponopono, é possível investigar (e entender) melhor cada trecho do mantra, que possui um significado importante para o processo de cura. Confira:

“Sinto muito”: aqui, a ideia é reconhecer algum problema ou mágoa que aconteceu no passado (e segue fixo na memória) e compreender a nossa própria responsabilidade diante dessa situação.

“Me perdoe”: a ideia é pedir perdão para si próprio e para o outro, realizando ainda uma espécie de súplica à divindade para aprender e conseguir perdoar.

“Te amo”: para potencializar o mantra e praticar o amor-próprio, dizemos “eu te amo” tanto para nossas memórias, vivências quanto para pessoas importantes (que desejamos perdoar, por exemplo).

“Sou grato(a)”: fechar a oração com essa frase é importante para demonstrar gratidão por quem nós somos e pela vida em si.

*Informações Conquiste sua Vida


+ Espiritualidade