O inverno começa nesta terça-feira (21), poucos minutos depois das 6 da manhã

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de junho de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno

O Inverno tem início nesta terça-feira, dia 21 de junho de 2022, às 06h14, e termina em 22 de setembro de 2022, com o equinócio da primavera.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

Segundo o site calendarr, as regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno: início do inverno astronômico

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

Observe que o solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.

Vale lembrar que se estivermos falando da estação meteorológica, período estabelecido para coincidir com o calendário que utilizamos, há a divisão em quatro períodos – primavera, verão, outono e inverno – de três meses.

Sendo assim, o inverno meteorológico é a estação no ano que ocorre nos meses de junho, julho e agosto de acordo com o ciclo anual de temperatura.

Estações do ano em 2022 no Brasil

O inverno é a estação que vem após o outono e antecede a primavera. Confira a seguir a ordem das estações e as datas de início em 2022, de acordo com o horário de Brasília.

Outono: 20 de março de 2022, às 12h33;

Inverno: 21 de junho de 2022, às 06h14;

Primavera: 22 de setembro de 2022, às 22h04;

Verão: 21 de dezembro de 2022, às 18h48.


+ Astronomia