O inverno chegou! Saiba como se proteger contra doenças respiratórias

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 21 de junho de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista explica como prevenir o aparecimento de alergias e doenças respiratórias que são típicas do outono-inverno

Casos de doenças respiratórias costumam aumentar no inverno – foto Freepik

 

O outono e a proximidade do inverno trazem preocupação para as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, pois é justamente nesse período que costuma aumentar a incidência de problemas como gripe, rinite e asma.

Isso ocorre devido às temperaturas mais baixas e as oscilações do clima, que reduzem a umidade do ar e aumentam a poluição.

As doenças respiratórias do outono/inverno podem causar desde sintomas leves, como dor no corpo ou na cabeça, cansaço, tosse, coriza e febre, até aqueles mais graves, como pneumonia ou insuficiência respiratória, por exemplo. Por isso, é importante consultar um médico assim que surgirem os primeiros sinais.

“O diagnóstico é, na maioria das vezes, clínico, com consulta médica, além de exames físicos. Em algumas situações, análises laboratoriais e de imagem também podem ser necessárias”, explica Dra. Carolina Aranda, alergista e imunologista da Fleury Medicina e Saúde.

Tratamento e prevenção

De acordo com a especialista, em casos mais leves, utiliza-se remédios para combater os sintomas como febre e dor.

Já os graves precisam de tratamentos específicos. No entanto, algumas ações como evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, ajudam a reduzir o risco de infecção.

Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e, se necessário, utilizar soro fisiológico para hidratar as narinas, que ficam mais ressecadas e suscetíveis aos alérgenos, vírus e bactérias.

“A secreção nasal tem a função de proteger as vias aéreas. Quando há alterações na consistência, a eliminação dos microorganismos é afetada. Com isso, as alergias ficam mais graves e as bactérias e vírus conseguem se multiplicar com facilidade.”, ressalta a médica.

Reforce sua proteção

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também é fundamental para a prevenção da doença.

“Por se tratar de um vírus com transmissão respiratória, de fácil contágio e que sofre mutações com facilidade, é imprescindível manter a imunização em dia”, alerta.

Como o vírus da gripe sofre mutações, a vacina é atualizada anualmente. Portanto, é necessário tomá-la uma vez por ano.

Segundo Carolina, o outono é a estação ideal para isso, pois precede um período em que há alta incidência de doenças respiratórias e buscas por atendimentos emergenciais. “É indicado que a pessoa esteja imunizada antes do período de maior circulação do vírus, ou seja, o inverno”, finaliza.

*Informações Alto Astral


+ Saúde