O futuro chegou: máquina automática que compra e recicla celular usado é inaugurada

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de maio de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Trocafone comenta que pretende instalar 10 mil unidades desses quiosques em mercados parceiros em um período de seis meses.

Duas máquinas automáticas para venda de celular usado foram inauguradas em São Paulo, com a transação acontecendo dentro da plataforma da empresa brasileira Trocafone.

A ideia da caixa é analisar o aparelho colocado no dispenser, avaliar o valor que ele pode ter para a venda e entregar o dinheiro para o usuário no mesmo momento. A notícia foi publicada pelo portal Olhar Digital.

Quando você compra um smartphone novo, a venda do aparelho usado tende a ser um caminho mais fácil e direto para quem quer diminuir o peso dos preços cada vez mais elevados.

Este caminho leva alguns dias, mas uma empresa brasileira resolveu encurtar este tempo para quem está com mais pressa na hora de ver o celular usado sendo transformado em dinheiro.

É o que fez a Trocafone ao inaugurar dois quiosques de atendimento automático em São Paulo, sendo um dentro do Shopping Bourbon, na zona oeste da capital, e outro em um mercado Carrefour do bairro de Pinheiros.

Máquina faz análise do celular usado antes de comprar

A máquina funciona assim: o interessado na venda do celular precisa preencher um cadastro na tela sensível ao toque, que envolve não somente os dados pessoais, mas também as características e modelo do celular.

Após este passo, uma avaliação é feita pela própria máquina no quiosque. O valor sugerido para a venda é apresentado e, caso o vendedor aceite a proposta, o dinheiro é transferido por Pix.

O atendimento automático também permite um orçamento separado de outro aparelho, para que o interessado possa saber quanto está valendo um celular que ele ainda não trouxe para vender.

Reciclagem

Outro serviço é o de reciclagem de dispositivos, que paga R$ 20 por qualquer telefone móvel depositado.

Para evitar o descarte facilitado de celulares roubados, uma análise é feita no IMEI do aparelho ofertado, incluindo checagem em uma lista cinza e no iCloud, que não deve estar bloqueado. Para isso, o cliente precisa ter acesso ao aparelho desbloqueado para que a venda seja finalizada.

A Trocafone comenta que pretende instalar 10 mil unidades desses quiosques em mercados parceiros em um período de seis meses.


+ Tecnologia