O carro elétrico pode alimentar minha casa? Ainda não, mas a novidade está chegando

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de março de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com carregamento bidirecional, os veículos elétricos podem se tornar substitutos de geradores quando a energia da casa é interrompida

O portal americano The Conversation publicou uma matéria interessante sobre os veículos elétricos.

A matéria diz que as pessoas estão acostumadas a pensar em carros como dispositivos de mobilidade, mas os veículos elétricos têm o potencial de fornecer outro serviço igualmente valioso: armazenamento de energia.

Segundo a publicação, um veículo elétrico é basicamente uma grande bateria sobre rodas. E os fabricantes estão começando a oferecer um recurso chamado carregamento bidirecional, que possibilita carregar um veículo elétrico e depois enviar essa energia de volta para uma casa – e, eventualmente, para a rede.

Como explica o especialista em energia da Penn State University, Seth Blumsack, o carregamento bidirecional envolve mais do que apertar um botão. 

Alimentar sua casa a partir do seu veículo elétrico requer um sistema de carregamento especial e um veículo elétrico configurado para carregamento bidirecional – um recurso disponível apenas em alguns modelos agora.

Mas à medida que o carregamento bidirecional se torna mais comum e as concessionárias aprendem a planejar níveis mais altos de uso de veículos elétricos, os carros podem se tornar substitutos de geradores quando as luzes se apagam .

Veja a matéria completa aqui.


+ Veículos