O café pode acalmar seu coração, descobre estudo publicado em jornal de medicina

  • Robson Leite
  • Publicado em 21 de julho de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foram analisados dados de um estudo de saúde envolvendo mais de 386.000 pessoas que incluía perguntas sobre o consumo de cafeína

Para esta pesquisa, a equipe investigou se a ingestão de cafeína está relacionada ao risco de arritmia.

Se você é um grande fã de café – ou um fã de cafeína em geral – você pode se perguntar se o nervosismo pós-gole afeta o ritmo do seu coração. 

Afinal, não é incomum que pessoas com problemas de ritmo cardíaco evitem bebidas com cafeína.

O portal Mindbodygreen publicou que, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine, a cafeína pode não aumentar necessariamente o risco de arritmia ou batimentos cardíacos irregulares ou anormais. 

Aqui está o que você deve saber.

Para esta pesquisa, a equipe investigou se a ingestão de cafeína está relacionada ao risco de arritmia.

Foram analisados dados de um estudo de saúde de longo prazo envolvendo mais de 386.000 pessoas que incluía perguntas sobre o consumo de cafeína.

Quando o acompanhamento desse estudo de saúde veio, cerca de 17.000 participantes haviam desenvolvido um problema de ritmo cardíaco. Os pesquisadores então procuraram conexões entre arritmias e consumo de cafeína.

O que eles encontraram.

“Não encontramos evidências de que aqueles que consumiram mais café ou aqueles expostos a mais cafeína tiveram um risco elevado de arritmias”,  disse o coautor do estudo Gregory Marcus , Ph.D., em um comunicado à imprensa .

Na verdade, a equipe percebeu que beber café pode diminuir o risco de arritmia – mas apenas em um pequeno grau.

“A maioria das pessoas, mesmo aquelas com arritmias , deve poder desfrutar de sua xícara de café, e talvez existam algumas pessoas para as quais a cafeína ou o café possam ajudar a reduzir o risco”, conclui Marcus.

O resultado final

Se você tem um ritmo cardíaco irregular, é claro que deve perguntar ao seu médico sobre o protocolo de cafeína que eles recomendam. 

Como Marcus acrescenta, essas descobertas não descartam a possibilidade de que a cafeína possa ser um gatilho para algumas pessoas, mas esses casos eram raros neste estudo em particular.

Ainda se tem muito o que aprender sobre como o café afeta o coração, então isso certamente não é um chamado para beber um bule inteiro – quer você tenha um problema cardíaco ou não. 

No entanto, com base nessa pesquisa, a maioria das pessoas deveria estar bem, saboreando sua xícara (ou xícaras) de cafeína diariamente com moderação.


+ Saúde