Nuporanga vai receber apresentação de Eduardo Machado Quarteto neste final de semana

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de junho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste domingo (12/06), às 20h, show será na Praça Central Eloy Lima. Projeto já levou musica instrumental a cerca de 3500 pessoas

Nuporanga será a última cidade da região a receber show de Eduardo Machado Quarteto na praça. Na foto, show em Buritizal (Foto: Ismael Derruci)

Eduardo Machado descobriu cedo, com apenas 11 anos, que queria fazer música “para o resto da vida”. Foi na fanfarra da EE Caetano Petráglia, em Franca, na época do desfile de 7 de setembro, que ele teve o primeiro contato com um instrumento, o surdo.

Hoje, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, ele se sente realizado, levando música instrumental às escolas e praças das cidades da região – cerca de 3500 pessoas – com o projeto “Sementes Musicais”.

Neste final de semana, Nuporanga é o último município a receber uma oficina, na EMEB Dona Maria Carolina de Lima, e um show gratuito na Praça Central Eloy Lima, domingo (12/06), às 20h.

Formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 32 anos, compositor e produtor musical e cultural, com 9 álbuns e 5 DVDs lançados, Eduardo Machado atua focado na música instrumental brasileira.

Projeto Sementes Musicais

Durante um mês e meio, passou pelas cidades de Restinga, Ribeirão Corrente, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista com a intenção de despertar nas crianças e jovens o interesse pela música, e também apresentar à população ritmos e gêneros como a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, ijexá, frevo e as marchinhas de Carnaval.

“Assim como um dia eu ouvi o pessoal da banda ensaiando, perguntei se teria como tocar junto e desfilei tocando surdo, que é um instrumento de percussão, tenho certeza que consegui plantar uma semente em cada escola. Nas oficinas, os alunos interagiram, tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos como o saxofone, bateria, teclado e contrabaixo, e suas funções na música, além dos ritmos apresentados”, diz Eduardo Machado, que começou aprendendo a tocar violão numa escola de música, incentivado pelo pai.

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais, “Sementes Musicais” teve como objetivo garantir à população o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.

Sempre acompanhado dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis e Pedro Marcussi (teclado) e Mário Teodoro (bateria), com participação também de Marquinho Sabino (percussão), Eduardo Machado apresenta músicas autorais e releituras de Pixinguinha, Zé Ramalho, Tom Jobim, Roupa Nova, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos, entre outros grandes mestres da música brasileira.

Missão cumprida

“Em algumas cidades que passamos nunca tinha ocorrido apresentações de música instrumental. Foi importante levar o show para a população, em locais públicos e de forma gratuita, com acesso a todos. Acredito que o legado que deixamos seja significativo culturalmente para a região. Fica o sentimento de missão cumprida”, avalia Eduardo.

Eduardo, que já viajou o mundo através da sua música, agora é referência também para outros artistas. “Pelas redes sociais, o projeto chegou a vários lugares. Recentemente, durante um show em São Paulo, algumas pessoas me parabenizaram pela iniciativa aqui no interior. Recebo mensagens de todo o Brasil e espero que ‘Sementes Musicais’ inspire outros músicos a fazerem isso em suas regiões e ampliar cada vez mais o fomento pela música e cultura brasileira”, ressalta Eduardo.

O projeto ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.

SERVIÇO

Nuporanga
‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado Quarteto
Oficinas: sexta-feira (10/06), às 11h e 13h, na EMEB Dona Maria Carolina de Lima
Show: domingo (12/06), às 20h, na Praça Central Eloy Lima
Gratuito


+ Artes